terça-feira, 1 de abril de 2014

ABRIL CELEBRA 50 ANOS DO URTIGÃO COM EDIÇÃO ESPECIAL



O matuto mais famoso dos quadrinhos Disney, o Urtigão, está completando 50 anos, e para comemorar o feito, acaba de ganhar uma edição especial da Editora Abril. URTIGÃO - 50 ANOS chegou às bancas neste mês, ao preço de R$ 16,00, e com 308 páginas trazendo várias aventuras do caipira mais turrão de Patópolis, várias delas inéditas no Brasil.
Com capa envernizada com detalhes em alto relevo, a edição ainda traz 3 textos de Marcelo Alencar, explicando a origem do personagem, e a sua trajetória tanto no exterior quanto no Brasil, onde fez grande sucesso e ganhou inúmeras aventuras, boa parte delas produzida em nosso país, que tratou de dar contornos mais tupiniquins ao enfezado sitiante, que surgiu pela primeira vez em uma aventura do Donald e do Peninha, em 1964. Esta história demorou dois anos para sair no Brasil, tendo sido publicada na edição 166 da revista do Mickey, e sendo republicada apenas agora, nesta edição especial.
Mas demorou até 1969, após algumas aventuras, para seu nome finalmente surgir: Hard Haid Moe, que virou Urtigão na versão nacional. Com a criação de um estúdio na Editora Abril para produzir histórias dos personagens Disney para as revistas de linha nacionais, o matuto e seu inseparável companheiro, o Cão, pra não falar de sua espingarda de dois canos, começou a ganhar as primeiras aventuras produzidas por aqui com roteiros que eram enviados pelos próprios americanos, a fim de abastecer as editoras licenciadas, mas não demorou muito para os próprios brasileiros começarem a criar as histórias também, ampliando o leque de opções em que podiam contar com o caipira. Enfezado, anti-social, e detestando as "visitas" indesejáveis do pessoal da cidade, que só sabem perturbar seu sossego e tranquilidade, pouco a pouco o Urtigão foi conquistando a simpatia dos leitores, ao mesmo tempo em que rechaçava os chatos com sua espingarda, disparando tiros de sal grosso em quem quer que teimasse em perturbar o seu sossego. E, também aos poucos, os roteiristas nacionais foram dando ares de brasilidade ao camponês, deixando-o bem familiar aos leitores.
A fama do Urtigão foi crescendo, e apesar da produção de histórias com o personagem ser meio irregular em termos de periodicidade, ele chegou a ganhar algumas edições compilando suas aventuras lançadas. Mas o ponto alto do personagem foi mesmo na década de 1980, quando ganhou um título próprio, Urtigão, revista quinzenal que passou a expandir o universo rural do matuto, apresentando novos personagens, a partir de 1987. Até então, na maioria das aventuras lançadas até então, ele era apenas um coadjuvante, ao lado de Donald, Peninha, Huguinho, Zezinho e Luisinho, e até do Tio Patinhas. Agora era a vez do Urtigão alçar vôo próprio, e graças aos talentos do estúdio da Abril, ele foi longe: o título do personagem durou quase 170 edições, sendo cancelado em 1994 mais pela crise de mercado do que pela falta de sucesso do personagem.
Nesse meio tempo, o Urtigão participou de muita coisa: desde aturar as visitas "indesejáveis" da turma da cidade, com destaque especial para o Peninha, que raras vezes saiu das histórias sem levar um belo tiro de sal grosso do trabuco do enfezado caipira, passando por invasões de índios, ladrões de terras, negociatas com o Tio Patinhas, chegando até a fazer viagens internacionais, tendo ido parar no Rio de Janeiro, onde viveu várias aventuras com o Zé Carioca e o resta da turma da Vila Xurupita. Com o fim da revista própria, o ritmo de produção das aventuras diminuiu, mas o Urtigão só deixaria de ganhar novas aventuras mesmo no início da década passada, quando a Abril desativou seu estúdio de produção de histórias em quadrinhos, situação que lentamente parece estar sendo revertida, com o lançamento de algumas novas histórias do Zé Carioca nos últimos meses.
Mas por enquanto não há expectativa da produção de novas histórias do Urtigão por aqui. Aventuras inéditas, só as produzidas na Europa, porque nos Estados Unidos mesmo, ele só teve poucas, e hoje é praticamente desconhecido por lá. Uma das razões, como é explicado nos textos que acompanham esta edição, é que alguns personagens Disney foram criados mais para serem usados no mercado externo de quadrinhos, como por exemplo, o agente secreto 00-Zéro, e o detetive Sir Lock Holmes. Como consequência, depois das primeiras aventuras criadas pelos americanos para lançar o Urtigão, os europeus e brasileiros ficaram encarregados de produzirem material com o personagem para seus próprios mercados, de modo que nem mesmo os leitores americanos viram mais aventuras do personagem, salvo raras exceções, quando o material criado no exterior acabou sendo lançado no mercado americano de forma ocasional ao longo dos anos.
Mesmo sem muitas histórias inéditas lançadas nos últimos anos, o personagem tem mantido sua fama viva graças às republicações do material produzido no Brasil, e esta edição comemorando seus 50 anos é mais do que bem-vinda, ajudando a apresentar o personagem a vários leitores atuais, e recordando aos mais antigos as peripécias já vividas. Que o Urtigão possa continuar tendo suas aventuras ainda por um bom longo tempo, para azar de quem resolver atrapalhar o seu sossego, pois ele está sempre com sua espingarda à mão, e pronto para atirar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário