segunda-feira, 17 de março de 2014

IDW LANÇARÁ EDIÇÃO COMEMORATIVA ESPECIAL DOS 30 ANOS DAS TARTARUGAS NINJAS



                O grupo de tartarugas mutantes ninja mais cultuado do universo pop está comemorando um aniversário especial este ano: trata-se dos 30 anos de criação do grupo, que ganhou as páginas dos quadrinhos pela primeira vez em 1984, num esforço conjunto dos norte-americanos Kevin Eastman e Peter Laird. E de lá para cá estes heróis incomuns ganharam o mundo, ganhando adaptações no cinema, TV, games e o que mais fosse possível. E para comemorar este aniversário em grande estilo, a IDW Publishing, atual editora dos personagens nos Estados Unidos, estará lançando uma edição especial em maio, intitulada TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES - 30TH ANNIVERSARY SPECIAL. Raphael, Leonardo, Donatello e Michelangelo podem ser ainda tartarugas mutantes ninja adolescentes nos quadrinhos, mas suas aventuras há muito tempo já ganharam maioridade no universo da arte sequencial, e esta edição especial que a IDW está lançando é apenas uma pequena homenagem frente ao sucesso que os personagens fazem há 3 décadas.
                Com o preço de US$ 7,99, a edição será uma antologia, com cerca de 48 páginas, trazendo inúmeras histórias curtas dos personagens criadas por ninguém menos do que a dupla criadora original. Isso mesmo: depois de anos apenas gerenciando o império comercial criado em torno dos personagens, Kevin Eastman e Peter Laird voltaram à prancheta para criar um pacote de histórias para esta ocasião especial, que deverá trazer inúmeros personagens "convidados" para o acontecimento. É a primeira vez, em mais de 20 anos, que a dupla cria novas histórias de seus próprios personagens. E, além das histórias, a dupla também assina a arte da capa, para fã nenhum botar defeito.
                "As Tartarugas Ninjas têm sido uma parte importante da vida de inúmeros fãs, inclusive eu", declarou o editor responsável pela série na IDW, Bobby Curnow. "Ter a oportunidade de comemorar esta rica história é uma oportunidade incrível. Quase tão incrível como apreciar o novo material criado pela nova equipe criativa.", finalizou.
                "Trabalhar com a equipe maravilhosa e surpreendente dos quadrinhos das Tartarugas dos últimos três anos me lembrou o quanto eu perdi e adoro nestes quatro caras verdes", disse Kevin Eastman. "Trabalhar novamente com o com o meu co-criador Peter Laird é a cereja no topo do bolo - e mais um pouco. Isso realmente me levou de volta 30 anos atrás, para os primeiros dias, com as melhores lembranças, e de por que resolvemos entrar neste negócio em primeiro lugar", completa.
                Segundo a IDW, o especial de 30º aniversário será uma edição com histórias inspiradas cada uma em uma época diferente da rica história das Tartarugas Ninjas, e apresentará um olhar único, de modo a sentir a voz daquele período de tempo. Considerado um dos programas de televisão das crianças mais populares criados na década de 1980, as Tartarugas Ninjas se tornou um clássico desde o princípio, quando foram criados em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laird, após tentativas fracassadas de conseguirem emplacar alguns personagens criados por eles no mercado de quadrinhos. A dupla, aliás, diante da negativa das editoras, resolveu produzir e lançar a edição de estréia dos personagens bancando tudo do próprio bolso, em uma tiragem pequena que logo precisou ganhar o reforço de novas impressões, tamanho o sucesso que a história havia feito entre o público que adquiriu a edição. Dali em diante para ganharem o mundo, foi praticamente um pulo. Da estréia como uma série de quadrinhos cujos personagens e histórias cativaram o público tão rapidamente, não demorou para ganharem um filme nos cinemas, além de uma série de desenho animado que fez enorme sucesso em todo o mundo, o que os fez ganharem novas aventuras, tanto no cinema quanto na TV ao longo destes 30 anos.
                No Brasil, os personagens ficaram conhecidos pelo lançamento do primeiro filme nos cinemas, seguidos pela série animada, que se tornou mais um sucesso na TV brasileira ao lado de outras produções animadas exibidas naqueles tempos. Os quadrinhos dos personagens, contudo, já tiveram mais problemas para emplacar por aqui. Ganharam uma única edição pela Nova Sampa em 1990, mas só há alguns anos atrás ganharam uma edição realmente caprichada, publicada pela Devir Livraria, relançando parte do material publicado pela Sampa, que havia ficado incompleto na época, e que agora podia ser lido na íntegra. Mas ficou apenas nisso, em um único álbum, com cerca de 264 páginas. De lá para cá, as Tartarugas sumiram do mercado editorial nacional por um tempo, retornando em uma série mensal pela pela Panini Comics em 2012, que lançou o material publicado pela IDW, tendo 9 edições lançadas entre setembro de 2012 e maio de 2013, quando a editora deu uma pausa no título, com a edição 10 chegando às bancas apenas neste mês de março de 2014, quase 1 anos depois do último número. Pelo menos no que tange às produções do cinema e TV, os fãs tiveram mais sorte, pois todas as produções dos personagens chegaram a ser exibidas no Brasil, desde a TV Globo na década de 1980, aos dias atuais, na TV por assinatura.
                Resta esperar que a retomada do título pela Panini seja efetiva, e não efêmera, dando aos leitores brasileiros a chance de acompanhar com assiduidade o material produzido pela IDW, trazendo as novas aventuras do quarteto comedor de pizza mais famoso dos esgotos de Nova Iorque. Resta aos fãs nacionais torcer para que o lançamento do novo filme anunciado com os personagens, que estreará nos cinemas no segundo semestre, produzido em uma combinação de animação em CG e com atores, ajude o título a se firmar de vez nas bancas nacionais. E, no que depender dos personagens, eles ainda devem ter vida longa pela frente, vivendo as mais variadas e loucas aventuras, combatendo malfeitores de todos os tipos, curtindo uma boa música, e correndo para chegar em casa a tempo de receber o entregador de pizza para saborearem sua iguaria preferida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário