segunda-feira, 17 de março de 2014

CULT CLASSIC LANÇA "PIRATA DO ESPAÇO" EM DVD



A distribuidora Cult Classic continua investindo em séries nipônicas clássicas no mercado nacional de vídeo, para alegria dos fãs e saudosistas destas produções. Neste mês de março, chegou às lojas e distribuidoras o seu mais novo lançamento: O PIRATA DO ESPAÇO.
Produzida em 1976 pela Knack Animation, a série foi mais uma dentre as inúmeras animações daquela década no gênero "mecha", em especial no estilo dos super robôs, que teve início em 1972 com a estréia de Mazinger Z, e que virou febre na animação nipônica pelo restante da década. Concebida por Gosaku Ota, Pirata do Espaço (Groizer X, no original em japonês) teve supervisão de ninguém menos do que Go Nagai, o criador de Mazinger e da febre dos super robôs. A produção contou com 36 episódios, que foram exibidos na TV japonesa entre julho de 1976 e março de 1977.
Na história, nosso mundo passa a sofrer ataques do povo alienígena de Gailar. Exploradores do espaço, um defeito os forçou a pousar na Terra há mais de 300 anos atrás. Entrando em animação suspensa, os gailarianos ficaram à espera de um salvamento enviado por seu mundo. Nos dias atuais, os testes atômicos empreendidos pela humanidade despertam os alienígenas. Cientes de que foram esquecidos por seu povo, resolvem viver na Terra, e para isso, resolvem conquistá-la, a fim de tomar posse de nosso mundo e não dividi-la com mais ninguém. Os ataques começam pelo Japão, e utilizando seus monstros bomba, eles levam pânico à população, causando muita destruição. Enquanto isso, na ilha Akane, acontece a queda de um objeto voador não identificado. O comandante da base aérea da ilha, o Professor Hideki Tobishima, e Joe Kaizaka, um exímio piloto de acrobacias aéreas, vão ao local da queda para investigar e encontram uma jovem muito ferida dentro de uma espécie de nave de combate superavançada.
Socorrida por eles, a jovem conta que pertence ao povo invasor. A nave, o Pirata do Espaço, foi desenvolvida por seu pai para ser a arma suprema de conquista da Terra, mas ele e sua filha tentaram fugir em segredo para alertar os terráqueos da iminente invasão. Mas apenas a jovem, chamada Rita, consegue escapar, conseguindo chegar ao Japão. Socorrida por Tobishima e Joe, ela agora conta com a ajuda do piloto para comandar o Pirata do Espaço na luta para defender nosso mundo das forças invasoras de seu próprio povo. Incapaz de fazer frente à tecnologia superior dos gailarianos, a única esperança da Terra reside agora na maior arma construída pelos próprios invasores.
Dotado de um arsenal de armas surpreendente, o Pirata do Espaço ainda tem a capacidade de se transformar em um poderoso robô de combate, com o qual Joe e Rita passam a frustrar os planos de invasão dos alienígenas, em aventuras que costumavam ser cheias de dramas e reviravoltas, como era hábito em séries deste tipo na época. A série foi a única produção do estilo dos super robôs a ser exibida no Brasil, em meados dos anos 1980, na extinta TV Manchete, que na época também exibiu outra produção clássica da animação japonesa, Patrulha Estelar, que cativou inúmeros fãs, assim como Pirata do Espaço. Como as demais séries do estilo dos super robôs, Pirata do Espaço possuía uma trilha sonora cativante, e o robô tinha um arsenal de golpes especiais que faziam a alegria dos fãs nas cenas de combate, as quais sempre contavam com efeitos de explosão pra lá de exagerados das naves inimigas, ao serem derrotadas pelo poderoso robô guerreiro.
A série foi exibida na íntegra pela emissora carioca, tendo sua última reprise acontecido há cerca de 20 anos atrás na emissora CNT. Desde então, nunca mais foi reprisada na tv nacional, restando aos fãs como única opção para rever os episódios recorrer às gravações em fitas VHS comercializadas por colecionadores que conseguiram gravar os episódios. Na década passada, a série acabou ganhando uma versão pirata comercializada em DVD com a dublagem em português mixada nos episódios.
Agora, os fãs terão a opção de rever e/ou conhecer a série neste lançamento da Cult Classic. Todos os 36 episódios vem disponibilizados em uma caixa de 4 discos, com opção de áudio no original em japonês e com a dublagem em português original da Herbert Richers, além de legendas em nosso idioma, pelo preço anunciado de R$ 79,90. De todos os episódios, apenas o 31 não conta com áudio em português, uma vez que não pode ser recuperado o seu áudio, em informação prestada pela empresa. Coincidência ou não, a versão pirata montada em DVD por um colecionador também não possuia este áudio em questão, o que levou vários fãs a comentar que a empresa estaria apenas "reapresentando" o material pirata que já circulava por aí nos últimos tempos, tal como a empresa vem fazendo com a série Fantomas, que também vem sendo lançada em DVD pela Cult Classic em boxes, que dos 52 episódios no total, existem apenas 36 episódios dublados que circulavam em cópias piratas no mercado. E, por coincidência, os episódios que não estavam disponíveis são trazidos apenas com o áudio em japonês.
Empenho legítimo ou não, o lançamento é certamente bem-vindo em um nicho de mercado que nos últimos tempos anda carente de produções deste tipo, que andam negligenciadas pela maioria das demais distribuidoras de vídeo de nosso país, ainda que muitos fãs de animes atualmente mais chiam do que comemoram quando alguma série nipônica chega oficialmente ao mercado de vídeo nacional, mostrando existir uma relação complicada que só torna ainda mais difícil ver lançamentos decentes em nosso país. Mesmo com tudo isso, a Cult Classic vem conquistando um espaço razoável com seus lançamentos, e se não são os melhores do gênero, pelo menos estão lançando alguma coisa, e de forma satisfatória. Que possam trazer mais raridades para os fãs e o mercado nacional de vídeo.

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Carlos, vc poderia disponibilizar iso destes dvds, pois muito dificil de encontrar e quando encontra os caras pedem valores absurdos, se puder ajudar.
    Obrigado!

    ResponderExcluir