quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TRANSFORMERS ARMADA GANHA BOX SET COMPLETO EM DVD



Uma das franquias de animação mais famosas do mundo, a série Transformers, até hoje nunca ganhou um tratamento decente no mercado de vídeo nacional, com raras exceções, mas nos Estados Unidos, a situação é bem diferente, e para comprovar isso, agora no mês de março, a Shout! Factory estará lançando no mercado de vídeo de lá um box completo com toda a série "Armada" da franquia, para alegria dos fãs.
TRANSFORMERS ARMADA: THE COMPLETE SERIES traz todos os 52 episódios da série, produzida entre 2002 e 2003 numa parceria entre os japoneses e os americanos, na retomada das co-produções animadas da franquia, interrompidas após o fim da série original, ainda na década de 1980. O box vem com 8 discos, ao preço de cerca de US$ 45,00, e só possui opções de idiomas em inglês. O lançamento está programado para o dia 11 de março, e a caixa já se encontra em pré-venda em vários sites de lojas nos EUA e no próprio site da Shout! Factory, que anunciou que os primeiros compradores do box ganharão um pôster exclusivo de brinde. No mais, não foram divulgados extras para o produto. Não é a primeira vez que Armada é lançado no mercado de vídeo americano em DVD, mas é a primeira vez que é lançado um box com todos os discos de uma só vez. Todos os lançamentos anteriores foram feitos em volumes avulsos.
Eras atrás, no distante planeta Cybertron, um mundo onde a vida se desenvolveu através de máquinas inteligentes, conhecidas como Transformers, devido à sua habilidade de mudar de forma, houve uma grande guerra. Os pacíficos Autobots digladiaram-se contra os perversos Decepticons, que tinham planos de dominação do Universo. No meio desta guerra estava uma terceira facção de robôs, os Minicons, seres robôs minúsculos em comparação com as duas outras raças, mas possuidora de uma habilidade muito desejada por ambas as facções: a de combinarem-se tanto com Autobots quanto com Decepticons, e nesta união, lhes conferirem poderes especiais e grande aumento de poder. Com a ajuda dos Autobots, os Minicons fugiram de Cybertron rumo às estrelas, mas sua nave sofre uma avaria, e despenca sobre uma lua em um sistema solar desconhecido, partindo-se em duas, ficando parte na lua, e a outra caindo sobre o planeta. As partes da nave sobrevivem com danos às colisões, e tudo fica inerte. Passam-se milhares de anos, até que nos dias atuais, um grupo de garotos adolescentes, ao explorar cavernas numa cordilheira de montanhas, descobre a antiga nave alienígena, e inadvertidamente reativa seus sistemas, despertando os Minicons, que se espalharam por nosso mundo.
No distante planeta Cybertron, um sinal de alerta avisa os Autobots da presença dos Minicons em nosso mundo, conhecimento que também chega aos Decepticons. Ambos os grupos rumam para a Terra: os Autobots na intenção de prevenir o reinício da guerra em grande escala travada contra dos Decepticons, e estes, tencionando recuperar para si todos os Minicons e esmagar seus inimigos. Em nosso mundo, ambas as facções reiniciam seus combates. Os corajosos Autobots, liderados por Optimus Prime, aliam-se aos garotos humanos Carlos, Rad, e Alexis, que passam a auxiliá-los na busca pelos Minicons. Mas os Decepticons, liderados pelo nefasto Megatron, farão de tudo para escravizarem todos os Minicons e monopolizar suas habilidades de combinação, para destruírem os Autobots e reiniciarem seus planos de conquista.
Transformers iniciou-se em 1984, numa produção feita em parceria entre a Marvel Productions e a Toei Animation, encomendada pela Hasbro, proprietária da marca. Após 4 temporadas, a série chegou ao fim, mas os japoneses resolveram produzir por conta própria mais séries. Assim, foram produzidas as versões "Headmasters", "Masterforce", e Victory. Na segunda metade dos anos 1990, os americanos produziram as séries "Beast Wars" e "Beast Machines", enquanto os japoneses criaram as versões "Beast Wars Second" e "Beast Wars Neo", seguidas por "Car Robots", sendo que esta última voltava mais à temática original da primeira série. Exibida nos EUA, Car Robots despertou o interesse de produção de novas séries da franquia, que gerou então a série Armada, que entretanto não guardava nenhuma ligação cronológica com as séries anteriores. Armada ainda ganhou uma sequência, produzida no mesmo esquema, Energon (chamada no Japão de Super Link). Armada estreou em agosto de 2002 no canal pago Cartoon Network nos Estados Unidos, tendo estreado no ano seguinte no Brasil através do canal pago Fox Kids, onde teve todos os seus 52 episódios exibidos.
Só que os fãs brasileiros de Transformers não tiveram a mesma sorte dos estadunidenses: apenas a série Armada foi exibida por aqui, e sua continuação, Energon, continua inédita até hoje por estas paragens. E no quesito vídeo, a situação não foi melhor: apenas alguns DVDs de Armada foram lançados no Brasil, trazendo os primeiros episódios da série, e nada mais. Nos EUA, além de Energon, eles ainda puderam ver a série "Cybertron" (produção original japonesa, chamada de "Galaxy Force"), que a exemplo de Energon, também nunca estreou por aqui.
Decididamente, os fãs nacionais nunca tiveram muita sorte com os lançamentos de Transformers em nosso mercado de vídeo. Apenas uma série quebrou essa "maldição": Beast Machines, que há alguns anos atrás teve todos os seus 26 episódios lançados em 4 discos pela Sony Entertainment. O longa de 1986 da série clássica só foi lançado em VHS ainda nos anos 1980, e Beast Wars também só ganhou algumas fitas em VHS. A série original teve há algum tempo atrás 4 DVDs lançados, mas com episódios sortidos e redublados. "Transformers Prime" até que vem sendo bem lançado em vídeo atualmente, mas na opinião de muitos, a série deixa a desejar, como também foi o caso de "Transformers Animated", considerada infantil demais por muitos.
Mas quem sabe ainda haja esperanças, e um box como esse de Armada ainda chegue por aqui? Sonhar sempre é válido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário