segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CROSS-OVER "ROBOCOP VERSUS EXTERMINADOR DO FUTURO" SERÁ REPUBLICADO PELA DARK HORSE



Com o lançamento da nova versão de Robocop chegando aos cinemas mundiais, pelas mãos do diretor brasileiro José Padilha, nada como aproveitar para relembrar as aventuras da versão original criada em 1987 no filme de Paul Verhoeven. E é apostando no saudosismo da grande maioria dos fãs que a editora americana Dark Horse prepara para o meio do ano o relançamento de uma das mais cultuadas aventuras vividas pelo policial cibernético que um dia foi o tira Alex Murphy nos quadrinhos: ROBOCOP VS TERMINATOR (Robocop Versus O Exterminador do Futuro, na versão em português).
Em 1992, a editora americana lançou o confronto que muitos almejavam ver, em uma minissérie em 4 edições, com roteiros de Frank Miller, e a arte de Walter Simonson. Miller aproveitou idéias dos roteiros que havia criado para Robocop 2 e 3 que foram recusadas para montar a trama unindo as duas franquias cinematográficas em um combate que cativou fãs das duas cinesséries, a ponto de ter sido criado um jogo de videogame baseado no cross-over, para as plataformas Mega Drive e Master System.
Na trama, Robocop descobre, após um atentado contra si perpetrado por uma humana vindo do futuro, que a mesma tecnologia que foi usada em sua criação pela OCP, também será responsável pelo surgimento da Skynet, a rede tecnológica que, anos depois, rebelou-se contra a humanidade e decidiu exterminá-la. Para evitar o futuro apocalíptico, Robocop inicia um combate contra os robôs exterminadores que são enviados do futuro para proteger sua existência a fim de garantir a existência da Skynet. Uma batalha aparentemente inglória, pois apenas a sua destruição poderá eliminar de vez o problema, e evitar o surgimento do futuro dominado pelas máquinas. Mas, quando Robocop é subjugado pelos exterminadores, e se encontra incapaz de empreender um ataque eficaz contra o futuro sombrio, a resposta para salvação da humanidade e do próprio Robocop pode residir unicamente em seu lado humano, que um dia foi o policial Alex Murphy. Mas como Murphy, sozinho, será capaz de vencer a ameaça do futuro, e vencer a terrível rede da Skynet e seu exército de máquinas? E, pior ainda, ao saber que foi sua mente unida a um computador que propiciou a autoconsciência à Skynet e levou o sistema a se rebelar contra os humanos, como impedir a realização do futuro negro que aguarda o nosso planeta?
Na época, a minissérie fez grande sucesso entre os fãs, e agora, a aventura será relançada em um único volume, como graphic novel, com direito a capa dura, e com cores totalmente remasterizadas por Steve Oliff. Haverá também uma introdução, escrita por Steven Grant, sobre a importância e repercussão da obra. Esta edição tem data de lançamento programado nos Estados Unidos para o dia 2 de julho, ao preço de US$ 24,99.
Mas o ponto alto mesmo será o relançamento da minissérie no formato "Gallery Edition", que chegará às lojas e comic shops dos EUA uma semana depois da versão graphic novel. Esta edição, que custará US$ 125,00, trará a minissérie impressa no formato original das pranchas desenhadas por Walter Simonson, iguaizinhas como foram finalizadas pelo artista em sua mesa de trabalho, o que permitirá aos leitores apreciar toda a extensão da arte desenvolvida por Simonson para esta história, concebida por Frank Miller, cuja fama na época ainda era extremamente respeitável como roteirista de quadrinhos. A edição terá também um prefácio escrito pelo próprio Walter Simonson. "Quando Frank Miller me enviou a história para a série, eu adorei. Foi tanto uma surpresa quanto um desafio tentar ilustrar esta história", declarou Simonson. "Eu não poderia estar mais satisfeito ao ver 'Robocop contra O Exterminador do Futuro' voltar em versão impressa depois de todos esses anos. Só posso esperar que a nova geração de leitores tenha tanto prazer em descobrir esta série como tivemos em criá-la.", concluiu.
No Brasil, esta aventura foi publicada uma única vez, em 1999, pela Editora Abril, em minissérie quinzenal de 4 partes, respeitando o formato original americano. Desnecessário dizer que há muito já merece uma republicação no mercado nacional. Quem sabe pelo menos no formato graphic novel que a Dark Horse está lançando para o meio do ano nos EUA não chegue por aqui depois. Pelo menos no quesito TV e cinema, Robocop teve todas as suas produções lançadas e/ou exibidas por aqui, em que pese não ter tido a mesma sorte com relação às suas aventuras lançadas em quadrinhos, no que o lançamento deste cross-over com a franquia do Exterminador do Futuro ter sido a única oportunidade dos leitores nacionais verem o tira ciborgue em ação nos comics, descontada, claro, as quadrinizações dos dois primeiros filmes, que foram publicados também pela Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário