domingo, 12 de janeiro de 2014

PANINI LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL COM SERGIO ARAGONÉS



                Quem curte quadrinhos de humor acaba de ganhar uma excelente oportunidade para conhecer melhor a carreira de um dos maiores cartunistas do mundo. A Panini lançou em dezembro o livro OS GRANDES ARTISTAS DA MAD - SERGIO ARAGONÉS - CINCO DÉCADAS COM SEUS MELHORES TRABALHOS. A obra, composta de 272 páginas, ao preço de R$ 64,00, faz um apanhado da carreira do artista, dos anos 1960 até os anos 2000.
                Dividido pelas décadas de trabalho do artista, o livro mostra o desenvolvimento dos trabalhos de Aragonés, onde é possível observar os temas tratados, suas piadas além das famosas artes “Marginais da MAD”. Sérgio tem um traço fino, com poucos diálogos, e a maior parte de seus desenhos é em preto e branco.
                Esta edição foi lançada nos Estados Unidos em outubro de 2010, pela Running Press, como parte da coleção "MAD's Greatest Artists", onde cada volume era dedicado a um artista que trabalhou na revista, como Dave Berg, Don Martin, Mort Drucker, entre outros mais. Nem é preciso dizer que Aragonés ocupa um lugar de destaque na preferência do público, mesmo quando suas artes eram restritas às bordas das páginas da revista. Com a seção “MAD vê...”, com várias delas reproduzidas na obra, Sergio trata de temas engraçados, incomuns, inusitados, como as mães, a polícia, o casamento, Star Wars e muitos outros mais.
                Sergio Aragonés Domenech nasceu em 6 de setembro de 1937, em Castellon, na Espanha, mas sua família logo se mudou para o México, fugindo da Guerra Civil Espanhola. Apesar de ter começado estudos para se formar em arquitetura, era nos desenhos que estava sua paixão, e aos 17 anos, começou a colaborar profissionalmente para publicações mexicanas. Aos 24 anos de idade, resolveu tentar a sorte nos Estados Unidos, indo parar em Nova Iorque, onde começou a garimpar alguns bicos. Com a ajuda de Antonio Prohias, artista cubano que havia criado a sátira "Spy VS Spy", ele foi apresentado ao pessoal que editava a revista "MAD", principal publicação de humor em quadrinhos do mercado americano. Eles olharam o portfólio de Aragonés, e ele nunca mais saiu de lá, estando presente até hoje nas páginas da revista. tendo feito sua estréia na edição 76, de janeiro de 1963, com uma apresentação hilária do programa espacial americano.
                Na década de 1980, ao lado de Mark Evanier, Aragonés criou aquele que é seu personagem mais icônico, Groo, o Errante, uma deliciosa sátira aos quadrinhos de Conan, o bárbaro, série que estava no auge da fama naquele tempo. Anos depois, ele teria a chance de publicar uma revista mensal do personagem na Marvel Comics, passando, tempos depois, para a Dark Horse Comics, onde está até hoje lançando edições especiais com o guerreiro bárbaro mais desmiolado dos quadrinhos, que leva a destruição (proposital ou não) a todos os lugares onde coloque os pés. A Editora Abril lançou parte da série da Marvel no Brasil, e nos últimos anos a Mythos Editora tem lançado os especiais do personagem no mercado nacional de quadrinhos. E, claro, ele segue presente com seus desenhos na edição nacional da MAD, desde os tempos em que a revista era publicada pela Vecchi no Brasil, tendo passado depois pelas editoras Record, Mythos, e atualmente, pela Panini Comics.
                Os leitores brasileiros também tiveram a oportunidade de ver as hilariantes histórias "Sergio Aragonés Destrói a DC", "Sergio Aragonés Massacra a Marvel", e "Sergio Aragonés Esmaga Star Wars", onde o artista detona com os mitos de cada universo ficcional, além de brindar os leitores com sua inconfundível arte, que segundo o artista, ainda o ajuda a desenhar mais rápido, pois seu estilo de desenho de humor ajuda a passar por cima de alguns erros de arte. Ao longo de sua carreira, Sergio já ganhou vários prêmios por seus trabalhos, tendo até uma premiação criada com seu nome, o que não é pouca coisa.
                O livro é uma boa oportunidade para os leitores terem uma melhor visão da obra de Aragonés nos quadrinhos. De quebra, a edição ainda traz uma entrevista exclusiva com o Sergio, conduzida por Nick Meglin, antigo editor da MAD americana. E, para situar os leitores mais desavisados, o livro traz um prefácio de Patrick McDonnell, criador de Mutts, que apresenta uma revisão de toda a obra do cartunista. Para melhorar ainda mais o valor deste livro aos olhos dos fãs do desenhista, a edição reúne inúmeras ilustrações que foram criadas exclusivamente para este álbum, como a nova arte do logo e desenho apresentados na capa, desenhos específicos ao longo da entrevista com Meglin, ilustrações nas aberturas dos capítulos ao longo do livro, além de alguns autorretratos.
                Não é a primeira edição de compilação de trabalhos que Sergio Aragonés ganha no Brasil: nos tempos em que a MAD era publicada pela editora Vecchi, foram editados alguns livros reunindo as artes apresentadas na revista, com títulos variados, como "Loucuras do MAD", "Viva MAD", entre outros, trazendo para os leitores da época uma boa quantidade de trabalhos do cartunista. E agora, mais do que merecido, os leitores nacionais terão a chance de ler esta bela edição, e se divertir como nunca com as artes sempre hilárias de Aragonés. E que a Panini continue inspirada para lançar outras edições com materiais tão interessantes quanto estes para os leitores nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário