terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NOVA SAMPA CONTINUARÁ MANGÁ DE VAGABOND



Para os leitores de qualquer série, seja quadrinhos ou outro tipo de mídia, nada é tão chato quanto ficar com sua coleção incompleta. Seriados de TV por vezes terminam sem amarrar todos os assuntos da história, séries de quadrinhos acabam canceladas pelas editoras, ou suspensas por problemas inesperados. E a sensação de alívio quando a série é retomada é ótima, por renovar as esperanças de continuar seguindo a história e ver como ela segue e/ou como termina. E é com este sentimento que muitos fãs da série de mangá Vagabond, de Takehiko Inoue, receberam a notícia, no ano passado, de que a Nova Sampa iria assumir a publicação do título, que havia ficado incompleto por aqui quando de sua primeira publicação, pela Conrad Editora.
Assim como a JBC fez quando assumiu a série Evangelion, que também tinha sido cancelada pela Conrad, e manteve o mesmo formato e papel da publicação da editora anterior, a publicação de Vagabond pela Nova Sampa manterá o mesmo padrão da edição de luxo que vinha sendo lançada pela Conrad. O mangá foi publicado originalmente de 2001 a 2006, tendo no total 44 edições, o equivalente a 22 volumes da edição original japonesa. Em setembro de 2005, a editora começou a relançar o mangá, agora numa versão de luxo, no formato 16 x 23 cm, com cerca de 244 páginas por edição, cada uma correspondente ao volume original japonês, e com o título "Vagabond - A História de Musashi". Esta nova edição de luxo da série teve um total de 14 edições, com sua última publicação saindo em outubro de 2007, pouco mais de um ano após a Conrad deixar de publicar a coleção inicial, uma vez que a nova edição de luxo estava tendo ótima aceitação.
Infelizmente, a Conrad entrou em crise, e no final, acabou sendo vendida para o grupo IBEP, que manteve o nome Conrad agora como um selo de seu leque de publicações. Aos poucos, alguns títulos de mangás foram retomados, como Cavaleiros do Zodíaco - Episódio G, mas a grande maioria das séries que tiveram sua publicação interrompida pela Conrad nunca retornaram, para tristeza dos leitores que acompanhavam estas séries, entre elas, Vagabond.
E agora, depois de mais de 5 anos de espera, é hora de retomar a leitura das aventuras de Miyamoto Musashi. A Nova Sampa já lançará agora em fevereiro as edições 15 e 16 da saga inspirada na vida do famoso samurai japonês que viveu no início da Era Tokugawa e se tornou um dos maiores heróis da história do Japão. Agora com o título VAGABOND - A LENDA DE MUSASHI, cada edição terá o preço de R$ 40,00, o que é um valor razoável, mantendo-se o mesmo padrão gráfico da edição de luxo da Conrad. Outro ponto positivo no relançamento da série pela Nova Sampa é que a edição da Nova Sampa continuará tendo Dirce Miyamura como tradutora da obra para o português, função que também exercia na Conrad quando da publicação das séries na antiga editora. No Japão, a série já conta com 35 volumes, e ainda tem fôlego para durar um bom tempo, para alegria dos fãs.
Criada por Takehiko Inoue, Vagabond começou a ser publicado no Japão pela editora Kodansha em 1998, e é baseado no livro "Musashi", escrito por Eiji Yoshikawa, sobre a história de Musashi, um samurai que viveu entre 1584 e 1645, e que simbolizou o auge do código do "bushido" (o caminho do guerreiro), o código de vida e conduta dos guerreiros samurais. Criador de um estilo de combate usando duas espadas, o "Niten Ichi Ryu", Musashi era um guerreiro considerado imbatível, nunca tendo sido derrotado em combate. Também foi um artista, tendo sido escultor e pintor, além de escritor. O livro de Yoshikawa, apesar de retratar vários fatos históricos reais da vida de Musashi, contém uma versão romantizada destes fatos da vida do guerreiro samurai, com muitos atos ficcionais. Este livro já foi lançado no Brasil, pela Estação Liberdade Editora.
Vagabond é apenas mais uma das inúmeras adaptações que a vida de Musashi já ganhou no Japão, assim como a obra do livro de Yoshikawa. A bela arte de Inoue, aliada à maneira como conta a história do lendário guerreiro samurai já garantiram à série de mangá um lugar de destaque entre todas as obras baseadas no personagem. A iniciativa da Nova Sampa é muito bem-vinda, por dar continuidade a uma série de grande fama no Japão, e que ganhou inúmeros fãs no Brasil, que desde o fim da publicação da série pela Conrad estavam órfãos de poderem continuar acompanhando as aventuras escritas por Takehiko.
Com praticamente um ano de experiência desde que resolveu entrar no mercado nacional de mangás, a Nova Sampa tem lançado poucos títulos, mas isso acaba sendo positivo, pelo fato de ajudar a não saturar o mercado, e ajudar a trazer obras que ajudam a diversificar as opções de leitura para o público brasileiro. E que agora ganhou muitos defensores pelo retorno da série Vagabond ao mercado nacional. Agora é esperar por mais novidades da editora este ano, e que mantenha um bom ritmo e qualidade em seus lançamentos. Os leitores agradecem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário