sábado, 4 de janeiro de 2014

ESTRÉIA - TÚNEL DO TEMPO - RELEMBRANDO OS ACONTECIMENTOS DO PASSADO



            Ano novo, hora de preparar alguns novos textos para o pessoal apreciar e se manter informado. Mas, antes de tudo, sempre é bom relembrar alguns fatos que foram notícia em tempos passados. Com o propósito de resgatar meus antigos textos escritos há muito tempo, abro esta nova seção, com o nome de "Túnel do Tempo", título de um famoso seriado dos anos 1960 onde os protagonistas viajavam através da história, vivendo várias aventuras.
            Cada seção trará na íntegra um antigo texto que escrevi sobre diversos assuntos, como quadrinhos, seriados, animação, etc. Ao fim da matéria, um pequeno comentário sobre o que aconteceu depois, dando uma atualizada sobre o panorama do assunto em questão. E nesta primeira edição da nova seção, uma matéria que escrevi em julho de 1996, sobre a força da série de animação japonesa "Cavaleiros do Zodíaco", que na época, mesmo perto de completar dois anos de exibição ininterrupta na TV Manchete, ainda possuía muita força e audiência. Fiquem agora com o texto:



A FORÇA DOS CAVALEIROS

Em exibição ininterrupta há quase 2 anos, a série CAVALEIROS DO ZODÍACO ainda é um dos programas mais assistidos na TV brasileira

Adriano de Avance Moreno
          
Os Cavaleiros do Zodíaco: Ikki, Shun, Seiya, Shiryu, e Hyoga. Força inconstestável de audiência mesmo após quase dois anos de reprises ininterruptas na TV nacional.
 
Eles estão por aí há quase 2 anos sem parar. Viraram febre nacional, e apesar de estarem sendo reprisados à exaustão, ainda possuem considerável audiência e popularidade. Com uma estréia até discreta e sem muita pompa, além das chamadas tradicionais da programação da emissora, a série de animação japonesa CAVALEIROS DO ZODÍACO estreou na TV Manchete em 1º de setembro de 1994, e no espaço de poucas semanas, virou uma mania nacional. A audiência foi além de 7 pontos no Ibope, o que foi uma tremenda façanha para a TV Manchete, que ainda estava se reorganizando de sua  malsucedida negociação com a IBF. A audiência da série literalmente reergueu a emissora carioca, que estava em maus lençóis, havendo até quem dissesse que iria falir a qualquer momento.

            Vendo a jóia que tinha nas mãos, a Manchete não deixou por menos: passou a exibir a série de manhã e à tarde, quando se iniciava o seu horário nobre. Neste segundo horário, as batalhas de Seiya & Cia. só perdia em audiência para as novelas da Globo, o que mostra a força e a popularidade que a produção nipônica alcançou. Mas a emissora carioca foi mais longe, e passou a reprisar a série aos domingos, também em horário nobre, obtendo excelentes índices de audiência.

            Como consequência do sucesso da série de animação japonesa, os brinquedos lançados poucos dias depois também viraram um fenômeno de vendas em praticamente todo o país. As miniaturas dos personagens, produzidas pela Bandai, cativavam o público que assistia a série, e ainda tinham um atrativo todo especial: as armaduras dos personagens eram de metal, e não de plástico. O Natal de 1994 foi marcado pela febre destas miniaturas, cuja demanda explodiu, surpreendendo até os importadores e licenciadores nacionais, e fazendo a fama dos sacoleiros, que inundaram o mercado com as mais variadas imitações. Calcula-se que mais de um milhão de miniaturas foram vendidas só naquele ano, e um número equivalente no Natal de 1995, quando a Manchete encerrou a exibição de episódios inéditos da saga dos defensores de Athena, passando a exibir apenas reprises.

Os brinquedos dos Cavaleiros do Zodíaco viraram febre nacional, sendo a principal coqueluche no Natal de 1994.
            Atualmente, a Manchete já está na 5ª reprise completa da série, agora apenas no horário das 19:15 Hrs., de segunda a quinta, e aos sábados, às 13:30 Hrs. Os índices de audiência, apesar de já não serem os mesmos, ainda colocam a série entre os programas mais assistidos da TV Manchete, e em termos de desenho animado, só perde para a nova série Shurato, também japonesa, o que se explica pelo fato de Shurato ser uma novidade na TV, enquanto Cavaleiros já foram vistos e revistos por quase todo mundo. Geralmente, séries reprisadas em demasia costumam cansar o público, e leva a audiência a cair. Não parece o caso de Cavaleiros do Zodíaco. Tudo indica que os defensores de Athena ainda vão mostrar sua força ainda por muito tempo na TV brasileira.

A HISTÓRIA

     
Poucas semanas após a estréia, as aventuras dos Cavaleiros já haviam se tornado um fenômeno de audiência em todo o Brasil.
      
Composta de 114 episódios no total, a série de TV dos Cavaleiros do Zodíaco, produzida pela Toei Animation, o maior estúdio de animação do Japão, está dividida em 3 fases. Na primeira fase, é mostrada a origem dos Cavaleiros, e ficamos conhecendo como Seiya, Hyoga, Shun, Ikki e Shiryu se tornaram cavaleiros. Esta fase também marca a descoberta de Saori Kido como a reencarnação da deusa Athena, protetora da Terra, que sempre vem ao nosso mundo quando nosso planeta está ameaçado pelas forças do mal. Mais adiante, por volta da metade desta fase, é que as coisas ficam mais claras, e surge o verdadeiro inimigo: o Mestre do Santuário da Grécia, quartel central dos cavaleiros, que ao invés de ajudar a proteger o mundo, ele quer dominá-lo, e também destruir Athena no processo. A batalha decisiva, travada por nossos heróis contra dos Cavaleiros de Ouro nas casas zodiacais do Santuário é, sem sombra de dúvida, uma das mais extensas lutas já vistas até aqui, tendo durado mais de 30 episódios em sequência.

Os inimigos da fase de Asgard, comandados por Hilda de Polaris.
            Na segunda fase, surge uma ameaça em Asgard, um pequeno reino no norte extremo da Europa, representada por Hilda de Polaris e seus guerreiros deuses. Diferentemente da primeira fase, aqui os cavaleiros já partem para a batalha logo de início. Por fim, após duras contendas com os guerreiros asgardianos, Seiya e seus amigos os derrotam, e libertam Hilda, que estava sendo controlada por um anel maligno. Mas o fim desta fase torna-se um prenúncio para a fase seguinte.

Poseidon é o inimigo da última fase da animação, raptando Athena e ameaçando afogar o mundo inteiro.
            Nesta terceira e última fase da série de TV, a luta dos cavaleiros transfere-se para o fundo do oceano, onde está o templo de Poseidon, o imperador dos mares, que foi o responsável pelo sequestro de Athena ao fim da fase anterior. Poseidon ameaça destruir a Terra, que ele considera irremediavelmente maculada pela ganância da humanidade. Novamente, após duras e mortais batalhas contra os principais guerreiros de Poseidon, os Generais Marinhos, Athena é libertada e Poseidon derrotado, encerrando-se assim as aventuras dos Cavaleiros do Zodíaco em sua versão animada para TV.

            Como toda série animada de grande sucesso no Japão, os Cavaleiros do Zodíaco estrelaram alguns especiais produzidos para o mercado de vídeo e cinema. Ao todo foram 4 aventuras, todas já lançadas em vídeo no Brasil pela distribuidora Flashstar Home Video, e também já exibidas posteriormente pela TV Manchete. No primeiro especial, Seiya e seus amigos, sempre em defesa de Athena e de nosso planeta, enfrentam a diabólica Deusa Éris. No segundo especial, nossos heróis vão a Asgard, em um momento anterior à segunda fase da série de TV, onde enfrentam o vilão Durval, líder de Asgard que precedeu Hilda. A terceira aventura, de maior duração, mostra Athena e seus cavaleiros enfrentando Abel, o Deus Sol, que quer eliminar nosso mundo por considerá-lo sujo e corrompido pela raça humana. E, finalmente, no último especial animado, nossos heróis enfrentam ninguém menos do que Lúcifer, o Anjo Caído, que retornou para desafiar as forças celestiais.

SAGA INCOMPLETA

      
A fase final do mangá, a Saga de Hades, não foi transposta para a animação, ficando esta imagem de um Drama CD o mais perto que os fãs tiveram no Japão.
     
Os Cavaleiros do Zodíaco surgiram como série de mangá tendo suas primeiras aventuras publicadas em 1986 na revista de quadrinhos mais famosa do Japão, a Shonen Jump, de autoria do artista Masami Kurumada. Não demorou para a série atingir grande sucesso, e como toda série de mangá que faz sucesso, não tardou para as aventuras dos defensores de Athena ganharem sua versão animada, que foi lançada pouco tempo depois pela Toei Animation, o maior estúdio de animação do Japão. As aventuras do mangá, contudo, não foram adaptadas 100% para a TV, ao mesmo tempo em que a animação apresentou aventuras que não existem nos quadrinhos originais. Um exemplo é a Saga de Asgard, que não existe no mangá. Outro exemplo são diversos personagens secundários que existem na primeira fase da animação, que também não existem nos quadrinhos. Estes personagens adicionais foram incluídos para providenciar aventuras que pudessem esticar a história, e como consequência, também vender mais produtos e brinquedos de personagens. A violência dos quadrinhos originais também foi suavizada na série animada.

            Enquanto as aventuras dos quadrinhos encerraram-se apenas em 1991, após 5 anos de publicação ininterrupta, o desenho animado parou de ser produzido em 1989. A última fase das aventuras, onde os cavaleiros enfrentaram, após derrotar Poseidon, o maligno Hades, imperador do Submundo, nunca foi transformada em animação, devido a desentendimentos entre a Toei, Masami Kurumada, e a editora da revista Shonen Jump. Nesta última fase, muitas revelações eram feitas, como o destino de Seika, a irmã desaparecida de Seiya, que vivia procurando por ela desde o primeiro episódio, após retornar ao Japão. A fase final também dá uma mostra do real poder dos Cavaleiros de Ouro, que entram em ação com tudo contra o exército de Hades na invasão do Santuário.

            Outras surpresas nesta fase é a possessão de Shun por Hades, o que dificulta as coisas para Seiya e seus amigos, principalmente para seu irmão Ikki. Nossos heróis acabam vestindo novas e poderosas armaduras, todas de ouro. Como não poderia deixar de ser, os cavaleiros vencem a parada, mas não sem baixas: Seiya tomba morto ao final do combate, ou assim parece. Saori e seus cavaleiros se reúnem ao amigo caído, dando por encerrada sua missão na Terra e supostamente voltando para o céu, até o momento de serem novamente requisitados para defender nosso planeta.

            Até hoje os fãs ainda almejam a possibilidade de que a série tenha sua conclusão em animação, mas as perspectivas, pelo menos no curto prazo, não indicam nenhuma possibilidade disso acontecer. Neste ano, fazem 10 anos que os Cavaleiros tiveram sua estréia no Japão. Além do Brasil, as aventuras de Seiya & Cia. fizeram sucesso também nos países de língua espanhola e na França, onde são praticamente venerados pelos fãs, entre vários outros países.

Cena final da série animada: Os Cavaleiros e Shina reúnem-se a Athena num raro momento de descontração.


OS CAVALEIROS DO ZODÍACO - QUEM É QUEM

Seiya é o Cavaleiro de Bronze de Pégaso, e o herói principal da série.
Conheça os principais personagens da série:

# Seiya: Detentor da armadura de bronze de Pégaso, é o principal defensor de Athena. No princípio tinha um temperamento meio infantil e até esquentado, mas com o decorrer dos acontecimentos, cresceu muito em caráter e nobreza. Principais golpes: Meteoro de Pégaso, Cometa de Pégaso, e "Pegasus Rolling Crush".

# Ikki: Irmão mais velho de Shun, o Cavaleiro de Andrômeda, é detentor da armadura da Fênix, e é o mais forte dos cavaleiros de bronze. Apareceu inicialmente como um vilão na série, combatendo aqueles que eram seus antigos companheiros, mas depois corrigiu seus atos e passou para o lado de Seiya & Cia. É implacável com os inimigos em combate. Principais golpes: Ave Fênix, e Golpe Fantasma de Fênix.

# Hyoga: É o Cavaleiro de Cisne e domina os poderes do gelo. Diferente dos demais, Hyoga foi o único a conhecer e conviver com sua mãe, que sacrificou sua vida para salvá-lo, quando a embarcação em que viajavam afundou nos mares da Sibéria. A princípio arrogante e frio para com os outros, desenvolve grande amizade e companheirismo pelos amigos com o decorrer das batalhas. Principais golpes: Pó de Diamante, e Ataque Trovão Aurora. Na Batalha das 12 Casas, adquiriu domínio sobre o golpe Execução Aurora, através do Cavaleiro de Ouro de Aquário.

# Shiryu: Cavaleiro de Dragão, é o que possui maior controle emocional, e tem uma irmã de criação, Shunrei, e grande domínio das artes marciais. Principais golpes: Dragão Nascente, e Cólera do Dragão. Na Batalha das 12 Casas, adquiriu o golpe Excalibur do Cavaleiro de Ouro de Capricórnio.

# Shun: Irmão caçula de Ikki, usa a armadura de Andrômeda, e manipula correntes que podem se estender até o infinito. Abomina a violência e prefere resolver as coisas sem briga. Muitas vezes aparenta ser fraco e chorão, mas possui um grande poder, e mostra sua força quando é preciso. Principais golpes: Onda Relâmpago, Defesa Circular, Corrente Nebulosa de Andrômeda, e Tempestade de Andrômeda.

# Saori Kido: Reencarnação da deusa Athena da mitologia grega, foi criada por Mitsumasa Kido, e cresceu como uma riquinha metida e egoísta, mas a partir do momento em que descobre sua verdadeira identidade, muda totalmente seu caráter e modos, não hesitando em colocar a própria vida em risco para proteger as pessoas. Apesar de raramente lutar, seu cosmo é o mais forte de todos, mostrando seu verdadeiro poder de deusa.

# Marin: Amazona de Águia, foi a instrutora de Seiya em seu treinamento para se tornar cavaleiro no Santuário da Grécia. Dura e exigente, sempre procurou auxiliar seu pupilo nas batalhas, ajudando-o a vencer as adversidades.

# Shina: Amazona de Cobra, no início da série era a mais mortal inimiga de Seiya. Depois de vários confrontos, descobre que na verdade tentava evitar de se apaixonar pelo cavaleiro de Pégaso, e se torna uma aliada em combate.
Shiryu: Cavaleiro de Bronze de Dragão.
 
Shun: Cavaleiro de Andrômeda.

 
Hyoga, Cavaleiro de Bronze da Constelação de Cisne.
 
Ikki é o Cavaleiro de Fênix: quando ele surge, os inimigos que se cuidem, pois ele é implacável em combate, e muito poderoso.
CURIOSIDADES

# O nome original da série dos Cavaleiros do Zodíaco é SAINT SEIYA, que numa tradução literal, significa "Santos de Bronze". O nome pode parecer estranho, mas o termo "santo" no Japão possui um conceito bem diferente daquele que conhecemos, baseado no Cristianismo.

# Como toda série de sucesso no Japão, além dos volumes encadernados dos quadrinhos originais e da série de TV e seus especiais de vídeo e cinema, os Cavaleiros também ganharam seu jogo para videogame. Chama-se SAINT SEIYA - THE LEGEND OF GOLD (Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda de Ouro), um game de 8 bits compatível com os consoles Nintendo e Phantom System.

# A série animada dos Cavaleiros do Zodíaco, quem diria, teve sua exibição vetada pelos executivos de redes de TV nos Estados Unidos. O motivo: alegaram que a série é "politicamente incorreta", além de ter cenas que, segundo eles, "traumatizariam" os telespectadores, devido à dramaticidade e violência. Parece piada, mas não é.

Saori Kido: reencarnação da deusa Athena, e protetora da Terra.


ATUALIZANDO: Cavaleiros do Zodíaco continuou sendo reprisada por mais um bom tempo na TV Manchete, mas começou a se desgastar após tantas reprises, e com isso seus horários foram diminuindo na emissora, até que deixou se ser exibida. A série só voltaria à TV nacional vários anos depois, na década passada, agora na TV por assinatura, no Cartoon Network, e posteriormente na TV Bandeirantes. Foi necessário realizar uma nova dublagem, pois com a falência da TV Manchete, as fitas masters do anime ficaram indisponíveis, e quando finalmente puderam ser liberadas, já não tinham mais condições ideais de uso. A nova dublagem preservou boa parte dos dubladores originais da primeira versão. Mas a série, apesar de ter feito sucesso, não causou mais impacto como antes. Bom mesmo foi a série ter sua produção retomada no Japão, concluindo os acontecimentos do mangá, com a animação da fase de Hades. Isso gerou dividendos, como a produção de novos mangás com os personagens, além de novas séries, como Lost Canvas e Omega. E este ano, Cavaleiros completará 20 anos de sua estréia no Brasil, e ainda é lembrada por toda uma geração de fãs que nunca esqueceram as aventuras dos defensores de Athena.
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário