segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TIO PATINHAS GANHA ESPECIAIS DE 50 ANOS NO BRASIL



Mais uma marca histórica dos quadrinhos está sendo atingida neste mês de dezembro no Brasil. Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo nos quadrinhos de Walt Disney, está comemorando nada menos do que 50 anos do lançamento de sua primeira edição regular, e para comemorar a data, a Editora Abril está lançando duas edições pra lá de especiais com o pato mais muquirana dos quadrinhos de todos os tempos. TIO PATINHAS - 50 ANOS DA REVISTA é uma coleção em dois volumes, em formatinho, com 308 páginas cada volume, ao preço de R$ 16,00, com distribuição setorizada. O primeiro volume chegou às bancas da Região Sudeste no fim de novembro, e o segundo volume chega no fim deste mês. Como a edição tem distribuição setorizada, só no início do ano que vem chegará às demais regiões do Brasil.
Criado por Carl Barks em 1947, para ser um personagem coadjuvante nas histórias do Pato Donald, Patinhas McPato (chamado de Patinhas McPatinhas nas edições da Abril), cujo nome original em inglês é Scrooge McDuck, logo adquiriu vida e carisma próprios, ganhando suas próprias histórias, e em muitos casos, deixando até mesmo o Pato Donald na sombra em suas histórias. De pão-duro, mal-humorado, e avarento incorrigível, o quaquilionário que adorava tomar banho de moedas em sua famosa Caixa-Forte situada na Colina Matamotor na cidade de Patópolis, virou um intrépido aventureiro, sempre pronto a desvendar os mistérios do mundo em busca de algum tesouro perdido, além de ter sempre que defender suas posses da mais terrível quadrilha de meliantes de Patópolis, os famigerados Irmãos Metralhas, que nunca desistem de tentar roubar seu rico dinheirinho. Isso para não falar nos constantes ataques perpetrados pela bruxa Maga Patalógica, que deseja roubar sua preciosa moedinha N° 1 para forjar um poderoso amuleto, ou das rusgas de negócios e competições financeiras contra seus arquirrivais Patacôncio e McMônei.
No Brasil, tanto o Tio Patinhas como seu sobrinho Donald estrearam ao mesmo tempo, em 1950, quando a Editora Abril lançou a revista Pato Donald N° 1. Na edição de estréia, Donald e seus sobrinhos já embarcavam em uma aventura fantasmagórica com seu tio rico no antigo castelo da família McPato, na Escócia, na cultuada história "O Fantasma do Castelo", criada por Carl Barks. O título do Pato Donald é publicado até hoje, estando na edição N° 2.426. Apenas em dezembro de 1963 o Tio Patinhas ganharia seu próprio título, que começou com o título ALMANAQUE DO TIO PATINHAS, com apenas 32 páginas, e periodicidade trimestral, trazendo não apenas histórias do famoso pato mais rico do mundo, mas de diversos outros personagens da Disney. Em 1970, a partir da edição 64, o título se tornaria mensal, já sem a palavra "Almanaque", e hoje encontra-se na edição N° 582, mantendo-se firme nas bancas, e perdendo em longevidade na Abril apenas para as revistas do Pato Donald (edição 2.426), Zé Carioca (edição 2.391), e Mickey (edição 856). E vale lembrar que nestas décadas a linha Disney sofreu a baixa do conhecido Almanaque Disney, título que foi publicado pela Abril de 1970 a 2005, com um total de 372 edições, e era um dos mais populares da linha Disney, o que mostra que nem mesmo os mais famosos títulos dos personagens Disney eram eternos. Mas, mesmo com todos os sobressaltos do mercado, o título do pato mais muquirana do mundo sobreviveu firme, e isso não é mérito para qualquer personagem de quadrinhos, o que torna a homenagem mais do que justificada.
E como de costume, a Abril fez um bom trabalho nestes volumes comemorativos: a capa é envernizada, e com detalhes em alto relevo. Mas o melhor de tudo é que as edições só trazem histórias completamente inéditas do pato mais rico do mundo. No volume um, são nada menos do que 10 histórias de diversão garantida, abrangendo todos os gêneros de histórias: confrontos com os Irmãos Metralhas, disputas com Patacôncio e McMônei, mais um confronto com a Maga Patalógica, e as tradicionais aventuras pelo mundo em busca de tesouros, sempre acompanhados do Donald e seus sobrinhos. Mas a Abril ainda incluiu na revista algumas boas matérias para situar os leitores da importância do momento a ser comemorado, com 3 textos informativos: o primeiro, 50 Anos em Revista, escrito por Celbi Wagner Pegoraro, traça uma linha do tempo desde o lançamento da primeira edição-solo do Tio Patinhas desde dezembro de 1963 até os dias atuais. Na matéria seguinte, Inimigos e Rivais, Marcelo Alencar reúne a grande maioria dos inimigos que o pato mais rico do mundo já enfrentou desde que foi criado, afinal, acham que ser quaquilionário é fácil? Muito pelo contrário... E, no meio da edição, mais uma matéria de Marcelo Alencar, que explica em detalhes as famosas aventuras que o Tio Patinhas vive ao redor do mundo, junto com seus sobrinhos, enfrentando os mais variados perigos e desafios. Na primeira edição comemorativa, a editora optou por concentrar-se no lado aventureiro do Tio Patinhas, bem como em seus confrontos com seus inimigos. No segundo volume, o enfoque das histórias será mais para o lado "empresarial" do muquirana, bem como suas relações familiares.

É uma comemoração mais do que bem-vinda, e a Abril tem seu mérito em produzir boas edições da Disney nos últimos tempos, valorizando seu leque de publicações com os personagens, que continuam firmes nas bancas, e divertindo leitores há várias gerações. Agora, é aguardar o segundo volume comemorativo, e torcer para que as histórias sejam tão boas quanto as do primeiro volume.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário