sábado, 28 de dezembro de 2013

ROBOTECH E VOLTRON COLIDEM EM MINISSÉRIE DE QUADRINHOS



Duas séries clássicas de animação japonesa dos anos 1980 estão ganhando uma minissérie inédita neste mês nos Estados Unidos. A Dynamite Entertainment está lançando a publicação ROBOTECH/VOLTRON, que une pela primeira vez estas duas séries, que foram responsáveis por popularizar a animação japonesa nos EUA, ao lado de Patrulha Estelar. O argumento é de Tommy Yune, com arte de Elmer Damaso. A publicação terá 5 edições, com periodicidade mensal, ao preço de US$ 3,99.
No futuro, no distante planeta Arus, surge mais um ataque inimigo, e para defender o planeta, a Força de Defesa Voltron parte para o espaço, formando o poderoso robô-leão guerreiro Voltron, protetor do universo, pronto para defender a humanidade. Algo, contudo, sai errado, e surpreendidos com o ataque de um estranho cometa, o poderoso robô e seus condutores literalmente desaparecem, deixando Arus desprotegido. Anos depois, o rei Lotor, filho de Zarkon, finalmente obtem aquilo que seu pai sempre desejou: a conquista de Arus. Ao tomar posse do palácio real de Arus, ele se pergunta que fim teve a princesa Allura e seus companheiros da Força Voltron, que desapareceram misteriosamente anos antes.
No ano de 2009, na ilha de Macross, no Pacífico Sul, o que deveria ser a festa de lançamento da mais nova nave de combate das forças de defesa da Terra, a gigantesca espaçonave SDF-1, cuja recuperação pelas forças terrestres trouxe-lhes o conhecimento de uma espantosa ciência avançada chamada Robotech, tornou-se um palco de batalha com a chegada de uma raça alienígena chamada Zentraedi, que aparentemente tem interesses na gigantesca espaçonave reformada. Enquanto nos céus a SDF-1 se vê à mercê das naves alienígenas e o comandante Gloval tenciona usar um salto de dobra espacial para surpreender as forças invasoras, uma estranha explosão de uma fenda no espaço sideral surpreende tanto o pessoal da SDF-1 quanto os Zentredis, e faz cair na ilha Macross estranhos robôs com formas de leões, que são descobertos pelo tenente Thomas R. Edwards. Como Voltron e seus tripulantes foram mandados para o passado, e por quem? E como sua chegada inesperada ao início do confronto dos humanos com os Zentraedis pode mudar o rumo da história, e que fim tiveram a equipe Voltron? É algo a ser descoberto nas edições desta minissérie, que promete colocar dois universos em rota de colisão direta, com consequências imprevisíveis para ambas as realidades.
Curiosamente, tanto Robotech quanto Voltron compartilham uma característica singular: ambas as séries foram "montadas" pelos americanos através da união de séries japonesas que não tinham absolutamente nenhuma ligação entre si. Robotech foi uma montagem feita pela Harmony Gold para permitir que a série Macross, que tinha apenas 36 episódios, pudesse ser distribuída pelo esquema de syndication na TV aberta americana, com custos menores. Através de Carl Macek, Macross foi unida às séries Southern Cross e Mospeada, chegando assim a 85 episódios, tendo seus roteiros reescritos para se encaixarem como partes de uma única saga de ficção científica. A série fez grande sucesso nos Estados Unidos, ganhando novelizações e adaptações em quadrinhos, e até continuações em animação com roteiro totalmente americano, que deveriam dar sequência às aventuras. A versão Robotech foi exportada para diversos países, entre os quais o Brasil, fazendo relativo sucesso, mesmo quando foi possível assistir à versão original de Macross ou de suas outras séries componentes.
Voltron, por sua vez, foi formada com a junção das séries nipônicas Golion e Dairugger, pela empresa World Events Productions, que posteriormente, também utilizou a série Arbegas, totalizando 124 episódios, que também fizeram sucesso nos Estados Unidos, sendo também exportada para outros países, e obtendo também bastante sucesso. Muitos anos depois, os americanos chegaram a produzir até uma continuação, com animação em computação gráfica, com novas aventuras dos leões guerreiros. E, assim como Robotech, também ganhou adaptações em quadrinhos, com novas histórias. A fama de Robotech e Voltron se manteve firme mesmo depois que os americanos tiveram acesso, através de lançamentos para o mercado de vídeo, das versões originais das séries japonesas, podendo conhecer as histórias originais que haviam sido modificadas para criar as versões americanas.
Esta minissérie em quadrinhos promete causar expectativa entre os fãs das respectivas séries, pela proposta original do cross-over, e a equipe de criação tem créditos para satisfazer as expectativas. Os desenhos de Elmer Damaso são tão fiéis quanto possíveis às artes das animações originais, com a vantagem de poder dar uma atualizada nos traços dos personagens sem perder suas características, bem como no ambiente ao redor. E Tommy Yune já teve como mostrar sua capacidade nas minisséries de quadrinhos lançadas sobre Robotech nos últimos anos, bem como no roteiro do longa animado Shadow Chronicles, que deveria relançar as aventuras da robotecnologia em animação. A primeira edição traz muitos mistérios, tentando apresentar o dilema que será enfrentado, além dos personagens que tomam parte na trama, que certamente serão conhecidos logo de cara pelos fãs das respectivas séries, que ficarão na expectativa de ver como todos irão interagir na aventura que se inicia. Talvez o maior problema seja para com aqueles leitores que não conheçam ambas as séries, que podem ficar um pouco perdidos nos acontecimentos apresentados neste número de estréia, apesar de serem mostrados pontos-chave para descrição tanto de uma quanto de outra produção.
No Brasil Robotech chegou a ser apresentado parcialmente na década de 1990, e apenas em 2004 foi exibido por completo na TV paga. Já Voltron nunca foi exibido integralmente por aqui, tendo apenas os primeiros episódios, ainda referentes à série Golion, exibidos na TV brasileira ainda por volta do fim dos anos 1980/início dos anos 1990. Há alguns anos, a Panini lançou duas minisséries de quadrinhos de Robotech, mas produzidas pela Wildstorm/DC Comics. No mercado de vídeo, ambas as séries também só tiveram seus primeiros episódios lançados em VHS por volta da mesma época. De cara, são poucas as chances desta minissérie aportar por aqui, pois tanto Voltron quanto Robotech há tempos já deixaram de chamar atenção por estas paragens, tanto que as séries há muitos anos não são sequer reprisadas, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário