segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

"O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES" GANHA "NOVA" TEMPORADA EM QUADRINHOS



               A editora americana Dynamite Entertainment vem caprichando no lançamento de seus títulos licenciados. A mais nova tendência da editora é lançar novas "temporadas" de seriados de sucesso que já foram encerrados há anos, como por exemplo a cult série "Arquivo X", que durou 9 temporadas, mas que recentemente está tendo sua 10ª temporada produzida exclusivamente em quadrinhos em série mensal publicada pela editora, continuando os eventos de onde parou o seriado de TV. E agora, mais uma série clássica ganha uma "nova" temporada pelas mãos da Dynamite: o Homem de Seis Milhões de Dólares!
                A nova série mensal chega no final deste mês às comic shops americanas, e a edição de estréia tem uma capa variante que traz uma foto do seriado dos anos 1970, que ganhou fama mundial, estrelada pelo ator Lee Majors. A série terá roteiros de James Kuhoric, e a arte fica por conta de Juan Antonio Ramirez. As capas regulares terão a arte de ninguém menos do que Alex Ross. O preço da revista é de US$ 3,99.
                Na série dos anos 1970, o astronauta Steve Austin (Lee Majors) sofre um acidente fatal de avião, ficando gravemente ferido. O governo americano, entretanto, consegue salvar-lhe a vida, substituindo seus membros destroçados - um olho, as duas pernas, e um braço, por implantes cibernéticos. O custo total da operação foi de 6 milhões de dólares, de onde adveio o nome do seriado. Agora dotado de próteses biônicas que lhe conferem habilidades especiais, Austin torna-se um agente especial do Departamento de Inteligência Científica, órgão do governo americano encarregado de inúmeras investigações, comandado por Oscar Goldman (Richard Anderson). O seriado durou de 1974 a 1978, tendo um total de 100 episódios divididos em 5 temporadas, e tendo gerado até uma série spin-off, a Mulher Biônica, estrelada por Lindsay Wagner, que interpretava Jammie Sommers, uma antiga paixão de Steve que, ao sofrer um acidente de pára-quedas, tem sua vida salva por implantes cibernéticos idênticos aos de Austin.
                A nova série mensal da Dynamite retoma de onde o seriado parou, com as devidas atualizações de contexto. Para James Kuhoric, roteirista da série em quadrinhos, escrever as novas aventuras do Homem de 6 Milhões de Dólares é a ambição de sua vida. "Eu não tenho muitas boas lembranças da minha infância, mas o seriado dos anos 1970 realmente mexeu com minha imaginação e me cativou em um nível muito especial. Os efeitos especiais bobos, assim como os efeitos sonoros, eram fantásticos para a mente de uma criança. E, como muitas crianças daquela época, eu queria ser Steve Austin.", declara Kuhoric. "Steve Austin foi um homem que enfrentou a morte, e tornou-se algo muito maior e mais heróico. Ele sempre escolhia a coisa certa a fazer, mesmo que seus patrões não concordassem com isso, ou que fosse o caminho mais difícil a se tomar.", completa.
                Kuhoric também lembra que a série nunca teve um verdadeiro final, pois sua 5ª e última temporada terminava em um episódio cujo fim era comum a tantos outros. Para o roteirista, os filmes produzidos sobre a série anos depois, trazendo Majors novamente ao papel nem podem ser considerados um final para a série, pois eram muito ruins e não faziam justiça ao seriado, pelo que agora ele tem a chance de dar a Steve Austin um destino mais coerente com sua nobreza e heroísmo. Ao mesmo tempo, ele aproveita para trazer Austin às modernidades das técnicas de quadrinhos do século XXI, ao mesmo tempo em que tenta manter a atmosfera dos anos 1970, sem perder a chance de introduzir coisas mais modernas na série.
                E o mote desta "nova" temporada é mostrar quem é realmente Steve Austin. Para Kuhoric, a intenção é mostrar que não são os implantes biônicos que fazem de Steve um herói, mas o ser humano em si. E esta pessoa que é Austin será colocada à prova como nunca havia sido antes nas 5 temporadas do seriado. Apesar de ter enfrentado diversas ameaças ao longo dos anos, e se tornado um herói para muitos, Steve criou muitos inimigos, e alguns deles dentro até mesmo do Departamento de Inteligência Científica e do governo americano, para os quais o agente biônico nunca foi devidamente "aproveitado" como deveria, ou que teria se metido em assuntos que "não lhe diziam respeito". E estes novos inimigos se provarão muito mais desafiadores e mortais do que qualquer coisa que já tenha enfrentado antes, e tentarão fazer de tudo para destruí-lo, ou arrasá-lo moralmente. E Steve precisará, mais do que nunca, saber levantar-se de novo e encarar e sobrepujar os desafios que o cercam, tal como fez quando teve sua vida salva pela operação biônica e precisou aprender como viver com seus novos implantes. E a nova "temporada" também terá seus momentos de reapresentação dos personagens, apresentando-os aos leitores atuais, ao mesmo tempo em que reavivam a memória dos antigos fãs, que já conhecem esses mesmos personagens e há tempos não os reviam.
                Para Kuhoric, Juan Antonio Ramirez soube fazer um excelente trabalho, capturando o visual da série dos anos 1970 e transpondo-a com grande habilidade para as páginas dos quadrinhos. Segundo ele, foi um desafio transpor certas características da série, como os movimentos em câmera lenta quando Austin se movimentava mais rápido do que as pessoas comuns. E Alex Ross dispensa apresentações, sendo um dos artistas mais badalados do mercado americano de quadrinhos, emprestando sua bela arte pintada às capas da série, que sempre são uma atração à parte.
                Nos anos 1970, com a grande popularidade da série, a Charlton Comics publicou uma série regular em quadrinhos das aventuras do seriado, e parte deste material foi publicado no Brasil, pela Bloch Editores, que na época lançou um título solo com as aventuras de O Homem de 6 Milhões de Dólares, que infelizmente durou apenas 8 edições, lançadas entre 1976 e 1978. Depois disso, muito tempo se passou até que as aventuras de Steve Austin ganhassem nova chance nos quadrinhos, o que vem a ocorrer agora. Infelizmente, não há previsão deste material sair por aqui em curto prazo, mas existe esperança de que a Mythos Editora, que adquiriu recentemente um bom lote de material da Dynamite possa vir a lançar esta série por aqui, se os materiais anteriormente adquiridos, como a série do Sombra, recentemente lançada no mercado nacional, vender bem. Já no que tange à série em DVD, esta já saiu completa no mercado americano há tempos, enquanto no Brasil ainda não houve nenhum lançamento oficial até o momento, para desapontamento dos fãs nacionais da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário