sábado, 28 de dezembro de 2013

MARVEL LANÇA "ORIGIN II" DE WOLVERINE



                Definitivamente, não é fácil ser o mutante mais popular do Universo Marvel. Desde que surgiu como coadjuvante em uma história do Incrível Hulk nos anos 1970, o invocado mutante canadense percorreu um longo caminho ingressando nos X-Men e tornando-se a principal estrela do grupo, principalmente pelo seu caráter violento e anti-social. O destaque cada vez maior nas aventuras do supergrupo mutante, claro, rendeu dividendos: Wolverine ganhou título próprio, e hoje, praticamente divide seu tempo entre ser diretor da antiga escola para mutantes do Professor Xavier, ser um X-Men, e ainda bater ponto nos Vingadores. Haja fator de cura para aguentar uma vida corrida dessas.
                Mas nem tudo são flores. A alta exposição também colocou Logan na mira da superexploração por parte da Marvel, que na tentativa de faturar uns cobres com os mistérios da antiga vida do canadense antes de entrar para os X-Men, já o submeteu a várias histórias deploráveis. Se a minissérie "Arma X", publicada no início dos anos 1990, foi muito bem aceita pelos fãs e tida como uma história de origem que satisfazia sem revelar demais, por outro lado, o que veio depois revirou muita coisa do passado de Logan de cabeça para baixo, literalmente. E a Marvel ainda segue explorando este passado, com mais baixos que altos. Uma destas ocasiões foi a minissérie "Origem", que se propunha a revelar a verdadeira origem do personagem, e que de fato revelou alguns fatos importantes da história do canadense. Mas os fãs acharam a história apenas morna, sem grandes atrativos, tanto que até hoje muitos preferem "Arma X" a "Origem" como história do surgimento do herói, apesar de ser revelado que ele já se metia em confusões há muito mais tempo do que se imaginava. Graças a seu fator de cura, que retarda seu envelhecimento, Logan, cujo nome verdadeiro é James Howlett, já tem quase 200 anos de idade, e já foi visto em aventuras no tempo da 2° Guerra Mundial, quando inclusive chegou a participar de algumas missões junto com o Capitão América.
                E, não satisfeita com o que já aprontou, eis que chegou este mês às comic shops americanas, ORIGIN II, nova minissérie em 5 partes, que como o nome diz, dá continuidade aos eventos vistos em "Origens". O roteiro é de Kieron Gillen, com arte das histórias de Adam Kubert, que também desenha as capas da minissérie, que tem periodicidade mensal e preço de US$ 4,99. E como exploração pouca é bobagem, a edição de estréia tem nada menos do que 7 capas diferentes, sendo que uma delas é especial, com dois níveis, em acetato (externa) e papel (interna), formando a imagem acima. Na capa interna estão os lobos, e na capa externa, em acetato, além do logo, está o punho de Logan exibindo suas garras. É o mesmo tipo de capa que foi usado na primeira edição nacional da minissérie "Marvels", e que hoje virou item de colecionador, por nunca mais ter sido usado nas reimpressões da minissérie.
                A história de passa após alguns anos depois dos eventos vistos em "Origens", e encontramos James Howlett vivendo em meio às florestas selvagens do Canadá junto com uma matilha de lobos. Tendo aparentemente abandonado seu convívio com os homens, Howlett infelizmente terá de retornar ao mundo "civilizado", em uma estrada que será tão difícil quanto dolorosa, pois um estranho homem surge em sua vida, e que deseja a todo custo aprender que tipo de ser é o canadense. Um homem extremamente perigoso, que não deixará nem mesmo a selvageria de seu alvo deter suas ações, e que se chama Nathaniel Essex, que viria a ser um dos mais nefastos e perigosos inimigos dos X-Men, o Senhor Sinistro. Essex quer desvendar os mistérios envolvendo Howlett, que pode muito bem não sobreviver ao tipo de experiências que lhe aguardam. E conseguirá James recuperar sua identidade e sobreviver a este adversário? Eis o maior dos desafios que o futuro Wolverine terá de aprender a superar...
                Segundo Kieron Gillen, a minissérie trata principalmente do confronto homem X animal, o ser instintivo X o ser racional, e essa dicotomia será o cerne principal da história, que terá seus momentos "selvagens" e seus momentos "civilizados". E sobre sua escolha de Essex para ser o principal vilão a ser confrontado por Logan, ele justifica dizendo que Essex é um cientista que caiu em desgraça, o modelo perfeito do cientista louco, que transgride a ética profissional dos cientistas, e como sempre esteve interessado em "novas espécies", tornou-se o preferido para desempenhar o papel na história. E ele assegura, com a experiência que já teve escrevendo histórias com o personagem, que Essex ainda não é Sinistro, mas boa parte de suas características já estão lá, mesmo antes de se tornar o vilão poderoso que conhecemos. Gillen enfoca que ainda há muitos mistérios desde a "origem" de Logan, até quando ele entrou em "contato" com o resto do Universo Marvel, como quando esteve na Segunda Guerra, ou o período que se passou depois disso até chegar ao Programa Arma X que lhe deu esqueleto de adamantium. "O que mais do personagem nós não sabemos?", pergunta Kieron. Esta nova minissérie pretende fornecer mais algumas respostas do passado de Logan.
                Os fãs esperam, pelo menos, uma história decente, e que não acabe enrolando ainda mais os fatos sobre o passado do mutante favorito do Universo Marvel, que apesar de todos os recentes tropeços da Marvel, ainda continua popular como nunca. Resta saber se seu formidável fator de cura continuará mantendo sua popularidade saudável em caso de novas histórias de qualidade duvidosa. Para muitos fãs, a editora já forçou a popularidade de Wolverine muitas vezes, e tudo tem limite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário