sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SÉRIE "O JUDOCA" GANHA CAIXA DE DVDS



                A distribuidora Cult Classic continua apostando nas produções japonesas antigas para reforçar seu catálogo de títulos no mercado de vídeo nacional. Depois de surpreender recentemente lançando a série completa de Don Drácula, e uma caixa trazendo os primeiros episódios de Fantomas, eis que neste mês de novembro a distribuidora traz para os saudosistas a série "O JUDOCA", outra produção das antigas da Terra do Sol Nascente.
                Produzida pela Tatsunoko Productions, o mesmo estúdio que criou a série Speed Racer, Kurenai Sanshiro (seu título original) foi exibida na TV japonesa de abril a setembro de 1969, pelo canal Fuji Television. Na história, o jovem Sanshiro (Sam, na versão nacional) encontra seu pai, mestre de judô de uma academia (dojo) assassinado. Ao lado de corpo de seu pai, ele descobre um olho de vidro, e reunindo as poucas pistas que encontra, descobre que seu pai foi morto por um sujeito de um olho só chamado Caolho. Praticante de artes marciais, ele simplesmente põe o pé na estrada para descobrir o paradeiro do assassino que matou seu pai, e assim, vingar a honra da família. No caminho, ele conta com a ajuda de um garoto chamado Ken, que se torna seu companheiro de aventuras, ao lado do cachorro Xereta. Em sua jornada, Sam acaba enfrentando vários adversários e bandidos, sempre evoluindo sua arte de combate, enquanto procura por pistas que o levem ao assassino de seu pai. A série teve 26 episódios, culminando com o tão esperado confronto entre Sam e o famigerado Caolho, a quem perseguiu durante toda a série. Criada por Tetsuo Yoshida, O Judoca aproveitou o estilo e boa parte dos character design da série Speed Racer, o que explica a semelhança entre o jovem praticamente de judô e o mundialmente famoso piloto do Match 5, sendo que em um dos episódios, aparece até o mesmo inspetor de polícia que muitas vezes recorria à ajuda de Speed para desvendar um caso.
                No Brasil, a série foi exibida por vários canais, entre os quais a TV Tupi, a Record, e a TV Gazeta, onde deu as caras pela última vez, há mais de vinte anos, nunca mais tendo sido reprisado, tanto na TV aberta quanto na TV por assinatura. E agora quem curtiu as aventuras do jovem judoca Sam terá enfim a chance de rever a série, com este lançamento da Cult Classic. A caixa traz 4 discos, contendo todos os 26 episódios, ao preço de R$ 79,90. O ponto negativo do lançamento é que não há áudio em português. Os episódios trazem o áudio em japonês e francês, além da opção de legendas em português e francês. Infelizmente, a dublagem em português da série, feita no estúdio Technisom, se perdeu ao longo dos anos, e por ser uma distribuidora de pequeno porte, a Cult Classic não providenciou uma nova dublagem, o que aumentaria o apelo do lançamento.
                Mas a Cult Classic é uma distribuidora com um nicho específico de atuação, que como o nome diz, são as produções antigas, os "clássicos". E como tal vem fazendo uma trabalho satisfatório, disponibilizando para o público saudosista produções que dificilmente seriam lançadas por outras distribuidoras nacionais. No ano passado, ela lançou uma caixa com toda a série do Robô Gigante, um dos mais cultuados seriados de live-action japonês dos anos 1960, e mais recentemente, anunciou planos de lançar outras séries clássicas da animação japonesa, como a produção "O Oitavo Homem", outra série de anime produzida nos anos 1960, e que deverá chegar em breve às lojas de vídeo nacionais. Em um momento em que os amantes das animações japonesas contam contam nos dedos os lançamentos que saem no mercado nacional, a iniciativa da Cult Classic é por demais bem-vinda, e que continuem a trazer outras séries que foram exibidas por aqui há muito tempo atrás, para alegria dos saudosistas e fãs dos animes.

Um comentário: