segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DISCOVERY LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DOS MANGÁS



Há pouco mais de 10 anos, os quadrinhos japoneses invadiram as bancas nacionais, e desde então, eles dividem a preferência de vendas do mercado brasileiro de quadrinhos com os famosos comics de super-heróis americanos, os títulos Disney, e a imbatível Turma da Mônica. Mas, a exemplo dos quadrinhos de super-heróis, há poucas publicações no mercado editorial brasileiro que desvendam os mistérios e a história deste tipo de entretenimento. E foi pensando em preencher esta lacuna que a Discovery Publicações acaba de lançar nas bancas, comic shops e livrarias a edição MANGÁ DO COMEÇO AO FIM.
Produzido no formato 17 x 24 cm, e com cerca de 100 páginas, ao preço de R$ 24,90, a edição tem textos do jornalista Sérgio Peixoto Silva, um dos profissionais da área editorial brasileira com mais larga experiência e conhecimento sobre produções japonesas de quadrinhos e de animação nipônicas, tendo sido editor e redator de várias revistas informativas dedicadas ao gênero, como Japan Fury, Animax, Anime Ex, Anime Fury, Clube do Anime, entre outras, além de ter sido um dos fundadores de vários eventos dedicados às produções nipônicas, como o Animecon, Animefestival, AnimABC, etc, que inspiraram o surgimento de muitas convenções do gênero pelo país inteiro.
O livro é uma compilação de várias matérias sobre mangás publicadas nos últimos anos por Sérgio Peixoto em publicações nacionais informativas sobre animação e quadrinhos japoneses, que foram todas revisadas, reorganizadas e atualizadas com novas informações. O livro começa com uma introdução, onde é explicado o que são os mangás, e como eles surgiram, bem como os motivos e detalhes da criação de um de seus traços característicos - os olhos grandes, por parte de Osamu Tezuka, o grande "deus" dos quadrinhos nipônicos. E mostra também que muitas obras, várias de fama até mundial, não possuem esta característica. Há também um capítulo dedicado somente à presença dos mangás no Brasil, explicando que apesar de terem ficado mais conhecidos e populares na última década, na verdade já havia publicações no estilo japonês editadas em nosso país desde os anos 1960, desenhadas por artistas brasileiros! Destas publicações pioneiras, até chegarem ao atual momento de publicação dos mangás no Brasil, desencadeado há pouco mais de 10 anos por editoras como JBC e Conrad, que finalmente apostaram de forma séria e continuada na publicação dos quadrinhos japoneses, há várias curiosidades desconhecidas pela grande maioria do público leitor, que são desvendadas neste livro.
A publicação faz uma das mais completas abordagens sobre a origem e desenvolvimento dos mangás, desde um início discreto como forma de entretenimento na sociedade japonesa, passando pela sua popularização e difusão, até se tornarem um verdadeiro fenômeno de venda, movimentando atualmente uma gigantesca indústria editorial, com várias revistas publicadas regularmente, todas com centenas de páginas e tiragens que alcançam e até ultrapassam a cifra de milhões de exemplares vendidos a cada edição, muitas delas de periodicidade semanal, como a Shonen Jump, uma das mais famosas e conhecidas do gênero, onde muitas séries de sucesso, várias delas conhecidas do público brasileiro, como Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, e Rurouni Kenshin, entre outras, foram lançadas, ganhando em seguida adaptações em animação.
Quase metade da publicação ainda traz uma ampla dissertação sobre a crise que os mangás enfrentam atualmente na Terra do Sol Nascente, que se por um lado ainda mostra números invejáveis em termos financeiros e de tiragens, já experimentaram dias muito mais promissores, e de como a força desta indústria editorial nos últimos anos tornou-se um problema para si mesma, enfrentando diversos empecilhos que podem minar o seu futuro no curto prazo, podendo comprometer a criatividade de vários artistas, e suas oportunidades de publicação de materiais mais diversificados e de qualidade. A obra finaliza com uma apresentação do autor dos textos, Sérgio Peixoto Silva, feita por Eduardo Miranda, que foi chefe da divisão de cinema da finada TV Manchete, e um dos responsáveis por vários animes exibidos pela emissora nos anos 1990, que são lembrados até hoje pelos fãs.
Para quem quer saber mais a fundo sobre os quadrinhos japoneses, é um excelente lançamento da Discovery no mercado editorial brasileiro, e uma leitura recomendada para quem gosta não apenas de mangá, mas dos quadrinhos em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário