segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CULT CLASSIC TRAZ VINGADORES DO ESPAÇO EM DVD



Depois de lançar este mês no mercado de vídeo a série de animação japonesa "O Judoca" (Kurenai Sanshiro, no original), eis que a distribuidora Cult Classic ataca novamente, e confirma agora para dezembro outro lançamento que estava sendo muito aguardado pelos fãs das séries live-action nipônicas: VINGADORES DO ESPAÇO (Magma Taishi, no original). A série será lançada em duas caixas, que trarão todos os 52 episódios desta produção que foi baseada em um dos muitos mangás criados por ninguém menos do que Osamu Tezuka, o maior artista da história dos mangás. "Embassador Magma", título em inglês da obra, foi publicado na revista Shonen Gaho, entre 1965 e 1967, tendo no seu total 3 volumes. A história despertou o interesse de Tomio Sagisu, proprietário da P-Productions, em lançar uma versão live-action para a TV japonesa. Contatato por Sagisu, Tezuka logo chegou a um acordo com a P-Productions, e em julho de 1966 estreava na TV japonesa, no canal Fuji Television, a versão com atores de Magma Taishi, que fez grande sucesso, sendo exibida até setembro de 1967, totalizando 52 episódios.
Magma Taishi foi a primeira série a ser produzida em cores na TV japonesa, e duas semanas depois de sua estréia, ganhou um forte concorrente: a série Ultraman, produzida pela Tsuburaya, que rivalizaria com a série da P-Productions durante toda a sua duração, lutando para conquistar a audiência e os fãs da época. No Brasil, a série chegaria nos anos 1970, tendo estreado na saudosa TV Tupi, e depois sendo reprisado pela TV Record, e posteriormente pela Bandeirantes, onde foi exibida pela última vez em nosso país. E agora chegou a chance de não apenas os saudosistas, mas da grande legião de fãs dos famosos tokusatsus, de conferir esta produção que marcou época na TV nipônica e ganhou muitos fãs em nosso país.
Na história da série, nosso planeta está em perigo ser dominado pelo cruel alienígena Rodak, que lança mão de vários demônios e monstros para atacar e dominar a Terra, começando, logicamente, pelo Japão. Tendo já subjugado vários outros mundos, a Terra seria apenas mais um alvo a ser adicionado às conquistas de Rodak. Contudo, no planeta ZFS, o velho sábio Matuzen, preocupado com a segurança de nosso planeta, envia para a Terra duas de suas principais criações: os robôs Goldar e sua esposa Silvar. Goldar é um robô dourado, medindo 14 pés de altura, e pesando cerca de 20 toneladas, e sua esposa Silvar, uma robô prateada, mesmo possuindo o tamanho de um ser humano, possui as mesmas capacidades de combate de seu esposo. Ambos possuem antenas grandes que podem emitir raios Gama e entre seus vários poderes, eles podem transformar-se em foguetes, voando pelos céus, e também lançar mísseis, através de uma abertura no tórax.
Inicia-se, então, a luta de Goldar e Silvar contra os monstros de Rodak para defender a Terra. Na luta contra o vilão espacial, Goldar faz amizade com o jovem garoto Miko e sua família, que acaba envolvida na guerra para proteger nosso mundo. Miko ganha um apito que, nos momentos de perigo, usa para chamar Goldar e sua esposa, e também Gam, o menino-foguete, "filho" dos dois robôs, mais uma criação de Matuzen, que os auxilia nas batalhas.
Apesar de contar com um orçamento limitado, as histórias cativavam a audiência, e deixaram saudade em muita gente que assistiu ao seriado. Na década de 1990, Goldar ganhou uma nova versão, agora em animação, que durou 13 episódios, produzidos em 1993, que continuam inéditos até hoje no Brasil. A primeira caixa, que chega às lojas de vídeo agora em dezembro, traz 4 discos, com os primeiros 26 episódios da série, totalmente remasterizados, pelo preço de R$ 79,90. O áudio é apenas em japonês, uma vez que as dublagens da série se perderam após mais de 25 anos de ausência da TV, com opção de legendas em português. Uma pena, porém, que a Cult Classic não invista numa redublagem para estas séries antigas, pois ampliaria o alcance do material, além de aproveitar melhor o potencial do DVD, algo que era difícil de se promover nas fitas VHS. Não faria nada mal também incluir alguns extras, nem que fosse matérias sobre os bastidores da série, uma vez que produções desta época dificilmente teriam algum material deste tipo. Infelizmente, a Cult Classic é uma distribuidora pequena, e a produção deste tipo de material muito provavelmente só tornaria o produto mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário