terça-feira, 15 de outubro de 2013

ROBOTECH GANHA NOVA EDIÇÃO EM DVD NOS EUA



                Uma das séries de animação japonesa mais controvertida de todos os tempos está ganhando novo lançamento no mercado de vídeo americano. Trata-se de Robotech, série criada pela distribuidora Harmony Gold na década de 1980 unindo as séries nipônicas Macross, Southern Cross, e Mospeada, como se fizessem parte de uma única história. Apesar da junção forçada, a série fez um tremendo sucesso na TV americana, ajudando a abrir o caminho para novas séries de anime aportarem nos EUA, que hoje são o maior mercado consumidor mundial de produções nipônicas depois do Japão.
                A série já teve alguns lançamentos em DVD, mas desde que a última distribuidora, a ADVision, fechou as portas, a série estava sem representante oficial no mercado de vídeo americano, restando o longa Shadow Chronicles nas mãos da Funimation. Mas agora, a Lionsgate, distribuidora que tem vários títulos interessantes no seu catálogo, é a nova casa de Robotech no mercado de vídeo dos EUA. E para deleite dos fãs que ainda não tinham tido chance de adquirir a série da robotecnologia, está lançando agora em novembro uma caixa contendo toda a produção de Robotech.
                Com nada menos do que 20 discos, ao preço de cerca de US$ 80,00, este é o mais completo box lançado da série até hoje. Não que as outras distribuidoras não tivessem lançado a série toda em uma única caixa, mas esta é a mais completa já produzida: além de contar com todos os 85 episódios da série original, em sua versão remasterizada, ela inclui o longa "Os Sentinelas", que deveria ter sido uma segunda série de TV continuando os eventos da primeira fase da história, correspondente à série Macross original. Inclui também a mais recente produção, o longa Shadow Chronicles, que se esperava ser o início de uma nova série para TV, com todos os extras de sua edição especial de 2 discos, além da nova produção, o longa "Love Live Alive", uma compilação dos melhores momentos da terceira fase de Robotech feita a partir do especial de vídeo da série Mospeada.
                Mas, acima de tudo, esta caixa traz um festival de extras para satisfazer até o mais ferrenho crítico de Robotch: são nada menos do que mais de 12 horas de material extra, entre os quais podemos destacar: “Robotech: The Inside Story”, documentário sobre a série, com a equipe de produção da série original de 1985; “The Making of Love Live Alive”, featurette; "Animatics from Robotech: Love Live Alive"; cenas deletadas de "Robotech: Love Live Alive" com comentários em áudio de Greg Snegoff e Tommy Yune; a versão original japonesa de "Mospeada: Love Live Alive" (com legendas em inglês); materiais de promoção raros da série; versões alternativas de alguns episódios; galerias de todos; além de praticamente todo o material extra já existente nos lançamentos anteriores em DVD no mercado americano.
                Os DVDs da caixa trazem áudio apenas em inglês, com opção de legendas em inglês e espanhol apenas, um leque de opções pobre para uma caixa desta desenvoltura, ainda mais se levarmos em consideração que a versão remasterizada de Robotech, em seu primeiro lançamento em DVD, trazia áudio não apenas em inglês, mas também em espanhol.
                No Brasil, Robotech chegou primeiro no mercado de vídeo, com algumas fitas VHS lançadas em fins da década de 1980 pela distribuidora Transvídeo, com os primeiros episódios da série, ainda na fase Macross. Na década de 1990, a série finalmente estreou na TV brasileira, dentro do Xou da Xuxa, mas foi tirado do ar por volta da metade da segunda fase, Robotech Masters, adaptada da série nipônica Southern Cross. Apenas na primeira metade da década passada a série passou completa no Brasil, no extinto canal pago Locomotion. A compilação de Os Sentinelas acabou lançada em VHS, e posteriormente lançada em DVD, e foi só. O longa Shadow Chronicles, bem como o novo longa Love Live Alive são inéditos no Brasil, e as chances de serem lançados no mercado de vídeo nacional são poucas.
                Curiosamente, na Espanha, a distribuidora de vídeo Divisared lançou toda a série Robotech em DVD, trazendo em todos os 21 volumes da série não apenas duas opções de áudio em espanhol (europeu e latino), mas também em português do Brasil, apresentando na íntegra a dublagem nacional feita pela Herbert Richers, além do áudio original em inglês. E por aqui, praticamente nada foi lançado em DVD além de "Os Sentinelas", que aliás não passou de um reaproveitamento do lançamento feito em VHS alguns anos antes. Definitivamente, o fã brasileiro não tem muita sorte com algumas séries de animações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário