segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MANDRAKE GANHA ÁLBUM PELA PIXEL



                Depois de resgatar e trazer de volta às bancas nacionais um dos heróis mais clássicos dos quadrinhos, o Fantasma, a Pixel Media está lançando agora em outubro uma nova edição nos mesmos moldes resgatando mais um herói antigo da arte sequencial: Mandrake, o Mágico, outra criação de Lee Falk, que também criou o Espírito-Que-Anda. MANDRAKE, O MÁGICO: O Mundo do Espelho e Outras Histórias, traz nada menos do que 4 aventuras do mágico, sempre em companhia de seu fiel amigo Lothar, e seu grande amor, a princesa Narda. A edição, em formato 17 x 24 cm, tem 128 páginas, capa cartonada e miolo em papel couché, e preço de R$ 16,90, com distribuição setorizada. Usando de suas habilidades de telepatia e hipnotismo, Mandrake enfrenta malfeitores e outros vilões em suas viagens pelo mundo, onde se apresenta em vários shows. Lothar, um príncipe africano de grande estatura e força, é seu melhor amigo. Ambos estão quase sempre na companhia de Narda, princesa do reino de Cockaigne, sua noiva e grande amor. Exímio ilusionista, o mágico também é um detetive muito capaz, e por isso, sempre acaba se envolvendo na solução de crimes variados onde quer que vá, enfrentando diversos tipos de inimigos.
                Ao contrário da edição lançada com o Fantasma, que republicou uma de suas primeiras e mais famosas aventuras, esta edição dedicada ao Mandrake traz histórias produzidas nos anos 1960, concebidas por Lee Falk, e com a arte de Phill Davis, que era o desenhista oficial do personagem desde sua primeira aventura, ainda na década de 1930. Aliás, o material publicado nesta edição figura entre os últimos materiais produzidos pela dupla, uma vez que Davis faleceu em 1964. Para substituir o parceiro, Falk contratou Fred Fredericks, que se tornou o desenhista regular das aventuras de Mandrake, atuando juntos até a morte de Lee Falk, em 1999. A partir de então, Fredericks passou a escrever e desenhar as histórias.
                Nesta edição, na história "O Mundo do Espelho", o mais famoso dos mágicos enfrenta um rival à sua altura: o diabólico Ekardnam, que nada mais é do que o próprio Mandrake, ou melhor, sua versão de um universo paralelo ao nosso, onde todos têm índoles invertidas: aqueles que em nosso mundo são boas pessoas, têm contrapartes malignas nesta Terra paralela, e onde aqueles que aqui são maus, possuem duplicatas boas. E Ekardnam não está sozinho: ele tem o auxílio de Adran e Rahtol, que são as duplicatas perversas de Narda e Lothar, e não pretende deixar que Mandrake e seus amigos interfiram com seu plano maligno de dominar o nosso mundo. O álbum ainda traz três aventuras clássicas: "O Colégio de Mágica", "O Chefe", e "O Contrabandista".
                Mandrake foi criado por Lee Falk em 1934, e sua figura foi baseada em um mágico chamado Neon Mandrake, que se apresentava em shows de mágica na década de 1920, usando um bigode fino, e vestindo uma capa de seda vermelha e cartola. O personagem estreou em tiras de jornais em junho de 1934, ganhando a atenção dos leitores, e motivando Falk a criar um novo personagem aproveitando a fama que seu nome estava ganhando no meio dos quadrinhos. Assim, em 1936, surgia o Fantasma, o primeiro herói uniformizado de todos os tempos. A fama de Mandrake ao fim dos anos 1930 motivou a Columbia Pictures a produzir um seriado com o herói, exibido nos cinemas em 1939, e tendo o ator Warren Hull interpretando o destemido mágico. O ator Al Kikume interpretava seu fiel amigo Lothar. A série teve 12 episódios, onde Mandrake e Lothar enfrentam as forças do perverso Vespa e sua gangue de capangas, que roubam um aparelho de ondas de rádio que pode ser potencialmente perigoso em mãos erradas. Esta série já foi lançada completa em DVD no Brasil pela Classicline.
                Com o passar dos anos, surgiram outras tentativas de levar Mandrake para a TV ou o cinema, porém nenhum dos projetos vingou. Nos anos 1980, o herói surgiu pela primeira e única vez em animação, na série Defensores da Terra, onde defendia nosso planeta, sempre com seu fiel amigo Lothar, ao lado de outros heróis, Flash Gordon, e o Fantasma. O mágico, aliás, teve a caracterização mais fiel de todos os personagens, mostrando sempre seu lado sofisticado e extremamente habilidoso na arte de iludir e enganar os inimigos com sua mágica. O grande vilão da série era Ming, o Impiedoso, regente de Mongo, que resolveu invadir e conquistar nosso mundo, mas sempre tinha seus planos desfeitos pelos heróis. Lothar também estava presente na série, sempre como o braço direito de Mandrake, mas Narda nunca sequer apareceu ou foi mencionada.
                Assim como o Fantasma, o Mandrake já teve melhores épocas no mercado editorial brasileiro, especialmente quando tinha revista mensal publicada pela Rio Gráfica e Editora, que durou bastante tempo, além de edições especiais e almanaques. Na primeira metade dos anos 1990, contudo, nem todos os sortilégios conhecidos pelo famoso mágico impediram que sua revista fosse cancelada pela editora, agora chamada Globo, que praticamente cancelou sua divisão de quadrinhos. De lá para cá, Mandrake teve raríssimas aparições no mercado nacional de quadrinhos. A edição lançada pela Pixel é um bom ponto de retorno para Mandrake e suas artes mágicas, e esperemos que a empreitada dê certo, e em breve os leitores nacionais, novos e antigos, tenham oportunidade de lerem mais aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário