terça-feira, 15 de outubro de 2013

IDW ANUNCIA EDIÇÕES ESPECIAIS DE ARTISTAS DE QUADRINHOS CLÁSSICOS DA MARVEL E DC



Os fãs de quadrinhos nos Estados Unidos já estão em contagem regressiva para um dos lançamentos mais aguardados de 2014: a IDW Publishing anunciou nos últimos dias os novos títulos de sua linha "Artist's Edition", que nada mais são do que edições especiais compostas com as imagens originais das artes de títulos escolhidos a dedo pela editora. A publicação é em formato álbum, e tem tamanhos especiais com o atrativo de que a arte original é escaneada e transposta em seu tamanho natural para a publicação. Nas demais revistas publicadas no tradicional formato americano, todas as artes sofrem processo de redução, uma vez que as artes originais são muito maiores. A linha Artist's Edition (Edição de Artista, em português), permite que os leitores possam apreciar os desenhos em seu tamanho natural, e com isso, observar todos os detalhes com total nitidez, sem nenhuma redução. O papel de cada edição também é especial, para ser o mais próximo e fiel possível dos papéis utilizados para a produção das artes, e apesar das artes serem em preto e branco, todo o processo de escaneamento foi feito a cores, permitindo uma nitidez total de todos os traços presentes nas artes.
E a seleção de títulos da editora americana é de deixar qualquer fã dos bons quadrinhos com água na boca: a primeira edição, anunciada para ser lançada em março de 2014, é nada menos do que Os Novos Deuses, criação de ninguém menos do que Jack Kirby, que quando saiu da Marvel Comics, foi para a rival DC, onde produziu este belo material. "JACK KIRBY'S NEW GODS ARTIST' EDITION" será uma coleção de nada menos do que 5 volumes, que irá trazer na íntegra toda a criação de Kirby para a DC Comics. O primeiro volume, intitulado "Fourth World", será no formato 30,5 x 43,20 cm, que deve ser utilizado para as demais edições. Esta coleção vai permitir que os leitores possam acompanhar toda a dinâmica e energia da arte de Jack Kirby, e compreender porque é chamado por muitos de "o Rei" Kirby, e nesta obra, ele está na mais exuberante forma, tendo não apenas ilustrado toda a saga dos Novos Deuses, mas também escrito toda a história, mostrando que seus dons artísticos não se resumiam apenas a desenhar bem. Kirby criou uma saga épica para a DC Comics que ganhou grande importância dentro do Universo DC.
A seguir, com lançamento programado para o mês de maio, outro material para fã nenhum botar defeito: THE STERANK NICK FURY: AGENT OF S.H.I.E.L.D. ARTIST'S EDITION, que será apenas a primeira edição de dois volumes dedicados a Jim Steranko. Nesta primeira edição serão compiladas as 12 histórias do artista publicadas pela primeira vez na revista Strange Tales, edições 151 a 162, com as aventuras inesquecíveis de Nick Fury no comando da mais poderosa organização anti-terrorista mundial, a S.H.I.E.L.D., enfrentando as mais diversas ameaças à segurança da paz mundial, como a Hidra, e a I.M.A. (Idéias Mecânicas Avançadas), entre outros vilões, como o perverso Garra Amarela. Ação e espionagem em ritmo alucinante, e com a bela arte de Steranko. Esta primeira edição terá o formato 38,1 x 55,9 cm. Todas as artes deste volume foram processadas para o dobro do seu tamanho original, e todas elas foram obtidas do acervo pessoal do artista, que no fim dos anos 1960, produziu um volume de trabalho relativamente pequeno para a Marvel Comics, mas foi um dos grandes inovadores da arte dos quadrinhos daqueles tempos. Basta apreciar a bela arte das histórias desta edição para entender o porquê. O segundo volume, STERANKO NICK FURY AND CAPTAIN AMERICA ARTIST'S EDITION, compilará as edições 163 a 168 de Strange Tales, além dos números 1, 3 e 5 da revista Nick Fury: Agent of Shield, além de 3 aventuras do Capitão América completando o lote. "O impacto da forma de arte de Jim Steranko nos quadrinhos não pode ser subestimada", avisa Scott Dumbier, editor da IDW responsável pelo lançamento desta série de títulos. "Ele é um artista da mais alta qualidade", completa. "Acredito que mudei tanto a vida de Nick Fury quanto ele mudou a minha", relata Steranko. "Ver por cima das artes originais me traz uma enxurrada de recordações, lembrando como foi aquele terremoto criativo e desenfreado na concepção das histórias. Posso ver minha evolução artística a cada página, e revisitar essa experiência pode ser reconfortante e chocante, uma espécie de microcosmo da história dos quadrinhos. Como um dos arquitetos da Era Marvel, tenho o prazer de compartilhar este épico da Shield com todos os meus fãs e amigos", completa o artista.
Fechando o pacote de títulos anunciado, está o tão aguardado DAVE GIBBONS' WATCHMEN ARTIFACT EDITION, ainda sem data de lançamento, mas programado para o segundo semestre de 2014. Se Watchmen, por si só, é uma obra única na história dos quadrinhos de super-heróis, o que dizer de apreciar as artes originais desta história que desmistificou o mito dos super-heróis? Este livro terá o formato 30,5 x 43,20 cm, e ao contrário das demais edições, não tem todas as artes completas no original, estando portanto, incompleto. Por isso, a editora explica o título "Artifact" ao invés de "Artist", mas salienta que nem por isso esta edição terá um tratamento inferior às das demais edições da linha "Artist's Edition". O álbum trará várias pranchas das artes originais de Watchmen, bem como as capas da minissérie, e cada imagem é um testemunho do estilo elegante e sutil de Gibbons. "As edições de artista lançadas pela IDW estão entre meus livros de arte de quadrinhos favoritos de todos os tempos, e estou muito feliz em ver que eles vão lançar uma coleção de Watchmen", afirmou Gibbons, entusiasmado com a notícia de ver que sua arte estará em uma das edições anunciadas pela editora americana.
"Estamos igualmente emocionados", declarou Greg Goldstein, presidente da IDW. "Watchmen é, obviamente, uma das séries mais aclamadas e influentes de todos os tempos, assim como Os Novos Deuses é sem dúvida a maior de todas  as obras de Jack Kirby durante seu período na DC. É um verdadeiro privilégio para publicar estes livros", completou, entusiasmado. Alegria que é plenamente compartilhada por Scott Dumbier, o editor do material: "Não há realmente nada mais a dizer, não é?". Como as edições ainda estão em processo de concepção, a IDW não anunciou os preços que estas edições irão custar, mas pelo catálogo da editora deste tipo de edição, os preços vão ficar facilmente acima de US$ 100, um a vez que algumas as edições já lançadas pela editora com este tipo de material chegam a custar mais de US$ 200, e algumas edições, especialmente assinadas pelos artistas, vão muito além. Todos estes novos lançamentos foram negociados diretamente com as editoras Marvel e DC, que detém as propriedades destes materiais.
         Infelizmente, é um material que os leitores nacionais só terão chance de ver adquirindo a edição americana da IDW, uma vez que não há nenhuma expectativa de alguma editora lançar isso no mercado nacional. E, se acaso for lançado, o preço  infelizmente deverá ser extremamente salgado para os fãs dos quadrinhos, assim como já deverão ser as edições americanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário