sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PLAYARTE LANÇA NOVA SÉRIE DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO



Um dos maiores sucessos da animação japonesa em todos os tempos no Brasil, a série Cavaleiros do Zodíaco, perto de completar 20 anos de sua estréia em nosso país, mostra que ainda tem fôlego para conquistar os fãs dos animes. E não apenas por aqui, mas no Japão também, onde está mostrando uma longevidade até inesperada para uma série lançada na segunda metade da década de 1980, e que só na década passada teve sua produção retomada para encerrar em anime a adaptação do mangá original de Masami Kurumada. Mas, de lá para cá, as aventuras de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, os cavaleiros defensores de Athena, a protetora da Terra, levaram à produção de novas aventuras animadas, das quais a mais recente é Saint Seiya Omega, produção lançada no ano passado no Japão, e que dá sequência às aventuras dos sagrados defensores de Athena, uma geração depois das aventuras vividas por Seiya & Cia.
E é esta série que agora chega ao mercado de vídeo nacional, com o título CAVALEIROS DO ZODÍACO - ÔMEGA, pela Playarte, a mesma distribuidora que lançou por aqui praticamente toda a série original, feito raríssimo em se tratando de uma produção tão longa quanto foi Cavaleiros do Zodíaco. Praticamente tudo da série original foi lançado por aqui, todos os episódios de TV, especiais de vídeo e longas para cinema. A Playarte só deixou de lançar em vídeo a série Lost Canvas, cujos DVDs acabaram saindo pela Flashstar. Mas, refazendo-se da bobeada, não perdeu tempo e garantiu para si os direitos da mais nova série dos Cavaleiros, que chega este mês às lojas em um box com 3 discos, contendo os 12 primeiros episódios da nova saga dos cavaleiros de Athena.
Os discos trazem o áudio original em japonês, e dublagem em português, feita no estúdio DuBrasil, que foi encarregado da dublagem das últimas produções dos Cavaleiros, e tem opções de legendas em português. Como extras, há um making of da dublagem brasileira, aberturas e encerramentos originais, o especial "Larissa Tassi: A Cantora dos Cavaleiros", letras das musicas, além de uma homenagem aos cavaleiros de ouro, junto com um preview dos próximos episódios. O box tem preço de R$ 99,90 nas lojas e distribuidoras. Há também a opção de venda avulsa dos discos do box, que podem ser encontrados por cerca de R$ 40,00, como já ficou comum nos lançamentos da distribuidora brasileira.
Produzida pela Toei Animation, o mesmo estúdio da série original dos Cavaleiros, a série Omega estreou em março do ano passado, com o intuito de conquistar uma nova geração de fãs, ao mesmo tempo em que oferecia novas aventuras dos defensores de Athena ao velhos fãs. Mesmo com algumas opiniões divididas entre estes, pelas mudanças efetuadas em relação a algumas das características da série original, Omega conseguiu cativar o público, a ponto de ainda estar em produção no Japão, já tendo passado da marca de 70 episódios, mostrando que a odisséia dos cavaleiros ainda tem muito a render. E, confirmando a força da série, ela já estreou também em outros países, como a França e a Espanha, onde a série original fez muito sucesso também, antes de aportar no Brasil em 1994.
Na nova aventura, vários anos se passaram desde o fim das batalhas mostrada na série original. Saori, a atual reencarnação da deusa Athena, protetora da Terra, descansa no Santuário quando surge uma nova e perigosa ameaça: Marte, o deus da Guerra, que tem o intuito de dominar nosso mundo. Athena tenta enfrentar o inimigo, mas é ferida por Marte, e quando este pretende liquidar com a deusa, surge Seiya, agora o Cavaleiro de ouro de Sagitário, para defendê-la. Apesar do poder superior de Marte, Seiya frustra os planos do vilão, que aparentemente é derrotado. Uma década e meia depois, Saori acompanha os treinamentos de um jovem rebelde chamado Kouga, que está sendo ensinado por Shina, a Amazona de Cobra, a ser um cavaleiro. É quando Marte retorna para continuar a batalha, e com Seiya desaparecido, cabe agora a Kouga encarar seu destino e se tornar o novo Cavaleiro de Bronze de Pégaso, assumindo a nova armadura da constelação que já pertenceu a Seiya um dia. Com Athena capturada por Marte, caberá ao jovem cavaleiro novato aprender a dominar os poderes do cosmo, e reunir forças com outros jovens e novos cavaleiros para não apenas resgatarem Athena, mas vencerem as forças do mal comandadas por Marte, que não medirá esforços para dominar nosso mundo. Assim, começam as aventuras de uma nova e destemida geração de cavaleiros destinados a defender a Terra das forças do mal.
A série original dos Cavaleiros foi um verdadeiro estouro quando estreou na TV Manchete em 1994, promovendo uma revolução no modo como os animes eram vistos no Brasil, incentivando a vinda de inúmeras séries na TV brasileira. Reprisada por quase 4 anos à exaustão, o anime voltou praticamente 10 anos depois no Cartoon Network, e ganhou nova exibição na TV aberta pela Bandeirantes, exibindo-se não apenas a série original como também a Saga de Hades, produzida no início da década passada. Lançada no mercado de vídeo nacional, mostrou a força de seus protagonistas, vendendo mais de 300 mil discos, sucesso que motiva agora a Playarte a investir na mais nova saga dos defensores de Athena, que ainda não tem previsão de ser exibida em alguma emissora, seja aberta ou fechada.


Mas, no que depender dos fãs nacionais, Ômega tem tudo para fazer jus à tradição de sucesso da série no Brasil. E com isso saírem mais volumes em vídeo no mercado nacional, o que não é pouca coisa, se levarmos em conta o panorama atual das animações nipônicas no nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário