segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CHICO BENTO MOÇO CHEGA ÀS BANCAS


Há 5 anos atrás, depois de 38 anos de publicação ininterrupta de gibis da Turma da Mônica, o quadrinhista e empresário Mauricio de Sousa surpreendia os leitores lançando uma versão adolescente da conhecida turminha. Turma da Mônica Jovem, nova empreitada de Mauricio, trazia novas aventuras, desenhadas em estilo mangá, com arte em preto e branco, com todos os personagens agora na adolescência, enquanto as demais revistas publicadas continuariam trazendo das tradicionais histórias dos mesmos personagens ainda crianças, como sempre foram conhecidos dos leitores.

O sucesso da empreitada foi estrondoso, e Turma da Mônica Jovem estourou nas vendas, com algumas edições precisando até de novas tiragens. E neste mês de agosto, Mauricio de Sousa deu mais um passo para ampliar o universo "jovem" de seus personagens, com o lançamento de CHICO BENTO MOÇO, que chegou às bancas de todo o país na última semana do mês passado. Assim como Turma da Mônica Jovem, a nova publicação trará histórias de toda a turma do Chico Bento, também adolescente e entrando na vida adulta. A publicação é nos mesmos moldes da primeira série, com edições mensais, no formato 21,0 X 16,0 cm, lombada quadrada, capa cartonada, e miolo em papel pisa brite, com arte em preto e branco. O preço da publicação é R$ 7,50.

Com o sucesso de vendas que Turma da Mônica Jovem se tornou, logo surgiram as perguntas se haveria uma versão equivalente de outros personagens de Mauricio de Sousa, entre eles a turma do Chico Bento. O projeto começou a ser desenvolvido, observando a experiência adquirida com a publicação das versões teens de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali & cia., e o resultado está agora nas bancas, e pelo histórico das publicações de Mauricio, tem tudo para ser um sucesso de vendas, assim como todas as demais revistas, que são as campeãs de vendas do mercado nacional de quadrinhos, sendo que Mônica, o título mais longevo, está em publicação ininterrupta nas bancas nacionais desde 1970, quando foi lançada pela Editora Abril, tendo passado depois pela Editora Globo, e há alguns anos, passando a ser publicada pela Panini Comics, atual casa editorial dos personagens de Mauricio.

Na edição de estréia, somos apresentados às versões adolescentes dos personagens, todos na faixa dos 17/19 anos, mostrando como eles se encontram e o que pretendem fazer da vida. Chico Bento, por exemplo, sempre ligado à natureza e à terra onde nasceu, vai cursar faculdade, e tornar-se engenheiro agrônomo, para aprender a utilizar as mais modernas técnicas de trato da terra, além de conhecer as tecnologias atuais para ajudar nos trabalhos rurais, a fim não apenas de melhorar produção do campo, mas ajudar a preservar a natureza. Todos os seus amigos, aliás, têm seus planos de vida apresentados: a Rosinha, o grande amor de Chico, pretende se tornar veterinária; o Zé da Roça, por sua vez, pretende ser professor, e vai cursar pedagogia; o Hiro, ou Hiroshi, pretende se formar em engenharia civil, pois adora matemática. O Zé Lelé, por sua vez, é o único que resolveu ficar na roça, ajudando os pais a tocarem seu sítio, pois não curte ter de ir morar na cidade. E até o primo da cidade, que finalmente é chamado pelo nome, Zeca, também vai cursar faculdade, e como um rapaz antenado em tecnologia, vai fazer curso de robótica. Outros personagens que aparecem são a Dona Marocas, que de professora dos garotos, hoje é diretora da escola de Vila Abobrinha, onde vivem os personagens, além de eterno metido a gostosão Genésio, ou Genesinho, que continua se achando melhor do que todo mundo só porque seu pai é rico, e vive se gabando de que estuda no exterior, e desprezando os demais por não serem tão abastados como ele.

A primeira edição, com a história "Um novo Começo", mostra Chico e seus amigos se preparando para se despedirem de Vila Abobrinha, indo morar em cidades diferentes, uma vez que cada um deles está indo cursar algo diferente, em faculdades diferentes, o que vai permitir a inclusão de novos personagens, e mostrar como essa turma da roça vai aprender a se tornar adulta e enfrentar os desafios da vida. Mas, mesmo separados, é claro que continuarão se encontrando, e dando pano para viverem novas aventuras juntos, como quando eram crianças. Chico, por exemplo, vai morar em uma república, onde irá conhecer novas amizades e descobrir como viver longe dos pais é complicado. A exemplo do Cebolinha, que na sua versão teen passou a falar corretamente, Chico agora também deixou o "caipirês" de lado, falando como o pessoal da cidade, mas tendo umas recaídas de vez em quando.
Com o sucesso consolidado de Turma da Mônica Jovem, Mauricio de Sousa agora tem um novo título onde poderá abordar todo um leque de possibilidades, assim como prometia fazer com Mônica e seus amigos. O grande sucesso do primeiro título, contudo, também deixou as histórias mais uniformes, após alguns ajustes, e assuntos que o desenhista prometia abordar no universo de aventuras de seus principais personagens, agora adultos, que nunca poderiam ser tratados nas histórias como crianças, nunca mais foram cogitados. Dono de um império empresarial criado pelo licenciamento de seus personagens, não se pode exatamente condenar Mauricio por ser conservador na linha editorial das histórias, mas ele poderia ser um pouco mais ousado em alguns aspectos. Chico Bento Moço tem um bom potencial a ser explorado, pela temática proposta inicialmente para os personagens. Aguardemos pelas demais edições, e esperemos que este potencial seja devidamente aproveitado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário